MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sigma Lithium anuncia linha de crédito do BNDES para financiar 2ª fábrica no País

A Sigma Lithium anunciou que recebeu uma carta de intenções do BNDES para o financiamento da construção de sua segunda planta "greentech" no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O investimento será da ordem de R$ 492 milhões, e o início da construção está

Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 12.02.2024, 10:55:00 Editado em 12.02.2024, 10:58:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Sigma Lithium anunciou que recebeu uma carta de intenções do BNDES para o financiamento da construção de sua segunda planta "greentech" no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O investimento será da ordem de R$ 492 milhões, e o início da construção está previsto para este primeiro trimestre, ao fim da estação das chuvas. As obras deverão começar após a decisão final a ser tomada pelo Conselho de Administração da Sigma.

continua após publicidade

Com a segunda planta "greentech", a companhia espera aumentar a capacidade de produção do seu lítio em aproximadamente 240 mil toneladas (com capacidade estimada de 6% de Li2O), totalizando cerca de 510 mil toneladas ao ano.

A companhia fez o primeiro embarque de lítio verde no ano passado. Um carregamento de 15 mil toneladas de lítio e 16,5 mil toneladas de subprodutos processados foi exportado para a China. A produção é voltada para baterias de carros elétricos.

continua após publicidade

Ana Cabral, CEO e copresidente do Conselho de Administração da companhia, disse, em nota, que "apesar da recente deterioração das perspectivas de demanda de lítio a curto prazo, com a estrutura de capital adequada, possibilitada por esse financiamento do banco de desenvolvimento, a Sigma Lithium tem uma oportunidade única de solidificar sua liderança competitiva industrial global na produção de concentrado de lítio pré-químico sustentável e de baixo custo".

A operação é inteiramente sustentável, de acordo com a empresa, que já recebeu todas as licenças ambientais para a instalação da nova planta. A Sigma disse também que conseguiu reduzir a zero a sua geração de emissões de carbono, de resíduos e de subprodutos químicos nocivos ao ambiente, bem como o uso de água potável e de fonte de energia não renovável. Por isso, seu produto é denominado "quíntuplo zero".

Na nova planta, serão introduzidas inovações adicionais, de modo a aumentar a eficiência do processo. "A curva de aprendizagem da Sigma durante o funcionamento da primeira usina, que atingiu rapidamente a sua capacidade nominal, foi essencial para desenvolver meios de inovar e melhorar o processo de beneficiamento do minério de espodumênio para a produção de concentrado de lítio pré-químico", disse a empresa em nota.

continua após publicidade

Em nota, Ana Cabral afirmou ainda que compartilha com o BNDES a crença de que "a liderança competitiva da companhia pode se tornar o vetor para atrair para o Brasil outros players industriais globais na cadeia de suprimentos de baterias".

A Sigma frisou que a produção é realizada com empilhamento de rejeitos a seco (sem barragem), o que contribui para evitar a contaminação do solo e conservar florestas e rios da região.

A companhia informou ainda que recebeu o voto unânime dos membros do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), responsável pela concessão de licenças ambientais no Estado de Minas Gerais. A concessão da Licença Ambiental Completa permite à empresa expandir sua capacidade de beneficiamento e processamento industrial de minerais de lítio para um total de até 3,7 milhões de toneladas por ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sigma Lithium anuncia linha de crédito do BNDES para financiar 2ª fábrica no País"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!