MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

SFN segue com capitalização e liquidez favoráveis, provisões adequadas e perda esperada, diz BC

A percepção do Banco Central de desaceleração da economia e de resiliência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) está em linha com a opinião de agentes do mercado financeiro, apontou o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do BC, divulgado na manhã de

Fernanda Trisotto e Thaís Barcellos (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto e Thaís Barcellos (via Agência Estado)
Publicado em 10.05.2023, 10:15:00 Editado em 10.05.2023, 10:20:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A percepção do Banco Central de desaceleração da economia e de resiliência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) está em linha com a opinião de agentes do mercado financeiro, apontou o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do BC, divulgado na manhã desta quarta-feira, 10. O documento pontua que o sistema segue com capitalização e liquidez favoráveis, provisões adequadas e perdas esperadas.

continua após publicidade

"As instituições pesquisadas reduziram a disposição para tomar risco e inverteram a percepção sobre a atividade econômica de 'em recuperação', em agosto de 2022, para 'em contração', em fevereiro de 2023. Essas instituições elevaram a preocupação com os riscos e ressaltaram a incerteza em relação à política fiscal, ao novo arcabouço fiscal e à sustentabilidade da dívida pública", diz o relatório.

O documento ainda ressalta que "o grau de confiança do mercado financeiro na resiliência do SFN permanece muito elevado".

continua após publicidade

A avaliação é de que, apesar de o crescimento da economia em 2022 ter superado as expectativas iniciais, houve uma trajetória de arrefecimento ao longo do ano.

"Nos últimos dois anos, ocorreu forte recuperação da atividade econômica doméstica, no entanto, a economia encerrou 2022 em desaceleração. O arrefecimento do crescimento iniciou-se no setor de bens duráveis, mais sensível à política de juros, espalhou-se para o setor de bens não duráveis e, posteriormente, de forma mais branda, para o setor de serviços", diz o documento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "SFN segue com capitalização e liquidez favoráveis, provisões adequadas e perda esperada, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!