MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Setor privado lançará grupo análogo ao B20, do G20, para levar contribuições à COP 30

Empresários brasileiros e estrangeiros vão lançar um grupo semelhante ao B20 - fórum de representação do setor privado dos países que compõem o G20 - para gerar contribuições para a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30). Sob a liderança da

Letícia Naome (via Agência Estado)

·
Escrito por Letícia Naome (via Agência Estado)
Publicado em 08.03.2025, 09:01:00 Editado em 08.03.2025, 09:10:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Empresários brasileiros e estrangeiros vão lançar um grupo semelhante ao B20 - fórum de representação do setor privado dos países que compõem o G20 - para gerar contribuições para a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30).

continua após publicidade

Sob a liderança da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o grupo Sustainable Business COP 30 (SB COP) será lançado na próxima segunda-feira, 10. O anúncio ocorrerá na sede da confederação, em Brasília, e contará com a participação de autoridades do governo e empresários.

A iniciativa busca mobilizar líderes de empresas, sindicatos, associações, federações e confederações para o desenvolvimento sustentável. O presidente da CNI, Ricardo Alban, avalia que a criação desse espaço para representatividade empresarial nas negociações da COP 30 é importante, pois, o combate às mudanças climáticas só terá efeito com a participação do setor produtivo.

continua após publicidade

Sobre o Sustainable Business COP 30

O comando da Sustainable Business COP 30 sob a liderança brasileira será do ex-CEO da Raízen e da Cosan, Ricardo Mussa. Conforme a CNI, o grupo tem a meta de elaborar recomendações durante a COP 30 e apresentá-las a autoridades governamentais, formalizar compromissos do setor privado para a redução dos gases de efeito estufa (GEE) e desenvolver ações, visando de avançar em uma agenda climática positiva.

Além disso, para discutir assuntos prioritários, o SB COP contará com 6 eixos temáticos: Transição energética; Economia circular e materiais; Bioeconomia; Transição justa; Financiamento climático; e Segurança alimentar.

O secretário-executivo do grupo e superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, afirma que a nova iniciativa vai elencar até três recomendações. "Dessa forma, o foco poderá ser mantido e as metas, de fato, alcançadas, com transparência e comprometimento das empresas nesse processo de transição sustentável", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Setor privado lançará grupo análogo ao B20, do G20, para levar contribuições à COP 30"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!