Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Setor de petróleo e gás deixa de arrecadar R$ 1 bi com mobilização do Ibama, diz IBP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Até o momento, o setor de petróleo e gás natural deixou de arrecadar R$ 1 bilhão por causa da mobilização do Ibama, órgão responsável pelas licenças ambientais, informou o Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás Natural (IBP). Segundo a entidade, o setor deixou de faturar R$ 3,4 bilhões nos quase três meses de paralisação do órgão ambiental, e abriu mão de fazer investimentos mensais de R$ 650 milhões pelo atraso de licenciamentos.

"É importante compreender o papel crítico e estratégico do Ibama para a competitividade do País na atração de investimentos, especialmente externos. A mobilização vem causando um enorme impacto no setor e coloca em risco o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, e a forte arrecadação de tributos, fundamentais para a sociedade", disse o IBP em nota nesta sexta-feira, 22.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o IBP, as perdas de arrecadação em tributos (diretos e indiretos) somam R$ 470 milhões por mês (diretos) e R$ 485 milhões por mês (royalties e participações especiais). Soma-se a isso também o impacto negativo em 5,3 mil postos de trabalho que não foram gerados.

A entidade alerta que o atraso compromete a concessão de licença para novas áreas exploratórias, que garantem a soberania e a garantia energética do País, e cobrou "uma solução urgente que seja equacionada pelo governo o mais rápido possível", destacou.

"A mobilização vem causando atrasos, por exemplo, nas licenças ambientais - prévias, de instalação e operação - de empreendimentos e projetos do setor de petróleo e gás. Existem inclusive projetos já com equipamentos mobilizados - como sondas de perfuração e plataformas de produção - à espera da fase final do licenciamento", disse o IBP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, a Petrobras afirmou que a mobilização atrasa a licença para a exploração na Margem Equatorial, e a sonda que trabalha na região (bacia Potiguar) poderá ser deslocada para a bacia de Campos, enquanto o Ibama não decide se concede a licença para a bacia da Foz do Amazonas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV