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Serasa Experian: Indicador de Falências e Recuperação Judicial recua 37% em maio

O Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registrou queda de 37% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Neste período de 2022 foram feitos 58 pedidos, enquanto em 2021 foram realizados 92. As micro e pequenas empres

Alex Braga, especial para o Broadcast (via Agência Estado)

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Escrito por Alex Braga, especial para o Broadcast (via Agência Estado)
Publicado em 13.06.2022, 16:28:00 Editado em 13.06.2022, 16:34:12
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O Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registrou queda de 37% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Neste período de 2022 foram feitos 58 pedidos, enquanto em 2021 foram realizados 92. As micro e pequenas empresas lideraram a demanda desse recurso, com 36 pedidos, ficando muito à frente de médias empresas (16) e grandes companhias (6). Porém, mesmo representando a maior quantidade, a análise anual mostra que houve uma diminuição de 40% nas solicitações de recuperações judiciais por parte do segmento, uma vez que em maio de 2021 houve 60 pedidos.

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Na análise setorial, as empresas do setor de serviços ganharam destaque negativo com o maior número de pedidos de recuperação judicial (28) em relação ao comércio (13) e indústria (10). O setor de serviços manteve o número de pedidos (28) apurados em abril. No entanto, no comparativo anual, caiu dos 62 pedidos registrados em maio de 2021.

O economista da Serasa Experian Luiz Rabi explica que o quadro atual de dificuldades financeiras, que vêm sendo enfrentado pelas empresas do País, fez com o que os donos de negócios procurassem outros meios de agir. "Lidando com a alta da inflação e da taxa de juros os empreendedores estão buscando renegociar suas dívidas junto aos credores ao invés de se valerem do instrumento de recuperação judicial, que é sempre mais caro e demorado", afirma o especialista.

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Falências

Na avaliação comparativa entre maio de 2021 e maio de 2022, os pedidos de falência caíram 27,2%, indo de 103 para 75 solicitações. A liderança continua com os micro e pequenos negócios, com 49 requisições. No comparativo, apenas as empresas de médio porte sofreram aumento, de 12 para 18. Em relação aos segmentos, todos demonstraram melhora, com destaque para o setor de Serviços, que caiu de 60 para 39 pedidos.

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