MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Serasa Experian: Brasil registra tentativa de fraude a cada 2,5 segundos em novembro de 2024

As tentativas de golpes evitados no Brasil somaram 1.020.304 em novembro do ano passado, o que equivale a uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados do mês, levantados pelo Indicador de Tentativa

Júlia Pestana (via Agência Estado)

·
Escrito por Júlia Pestana (via Agência Estado)
Publicado em 10.02.2025, 15:07:00 Editado em 10.02.2025, 15:13:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As tentativas de golpes evitados no Brasil somaram 1.020.304 em novembro do ano passado, o que equivale a uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados do mês, levantados pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, também marcam o quinto mês consecutivo do ano em que o País ultrapassou a marca de 1 milhão de diligências de golpes evitados.

continua após publicidade

Dentre as tentativas, mais da metade (56%) foi detectada por inconsistências nas informações cadastrais, que incluem discrepâncias entre os dados fornecidos pelos usuários e as informações registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de nascimento ou histórico financeiro.

Segundo o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da companhia, Caio Rocha, essas inconsistências indicam tentativas de criar identidades falsas, manipular dados existentes ou utilizar informações de terceiros de forma fraudulenta.

continua após publicidade

Além disso, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação biométrica corresponderam a 36,7% das ocorrências, enquanto a verificação de dispositivos contribuiu com 7,3%.

Dentre os segmentos, o de "Bancos e Cartões" concentraram mais de 50% das tentativas de fraudes, enquanto o de "Varejo" apresentou a menor incidência (2,1%). Já em relação à faixa etária, as pessoas entre 36 e 50 anos foram os mais visados para os golpes, representando 33,3% dos casos, enquanto os idosos (acima de 60) foram os menos visados (12,7%).

Na avaliação do diretor da Serasa Experian, é necessário seguir investindo em tecnologia e conscientização para combater fraudes. "Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário, e somá-las à conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais inibir a ação de golpistas e proteger as identidades digitais de pessoas e operações das companhias", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Serasa Experian: Brasil registra tentativa de fraude a cada 2,5 segundos em novembro de 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!