MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Senado dos EUA confirma Powell a 2º mandato como presidente do Fed

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, 12, a nomeação do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, a um segundo mandato de quatro anos à frente da autoridade monetária. A indicação recebeu 80 vo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2022, 16:22:00 Editado em 12.05.2022, 16:25:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, 12, a nomeação do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, a um segundo mandato de quatro anos à frente da autoridade monetária. A indicação recebeu 80 votos a favor e 19 contra.

continua após publicidade

No cargo desde 2018, o ex-banqueiro de 69 anos seguirá na função até 2026. Powell tinha assumido a posição depois ter sido nomeado pelo então presidente Donald Trump, de quem seria alvo de críticas. No ano passado, o atual líder da Casa Branca, Joe Biden, anunciou que pretendia manter o dirigente no comando do Fed.

Powell chegou ao Fed em 2012, quando ingressou no Conselho da instituição. Antes, ele já havia atuado como secretário adjunto do Departamento do Tesouro no governo de George H. W. Bush. Também foi professor visitante no Bipartisan Policy Center, com foco em questões fiscais.

continua após publicidade

O chefe do BC norte-americano enfrentará o desafio de combater a inflação mais alta em quatro décadas nos EUA.

Na semana passada, o Fed aumentou a taxa básica de juros em 50 pontos-base, à faixa entre 0,75% e 1,00%, e indicou que novas elevações devem ser necessárias.

A entidade também revelou o plano de reduzir o balanço de ativos de US$ 9 trilhões, a partir de junho. O objetivo é remover a extraordinária acomodação monetária implementada para mitigar os efeitos econômicos da pandemia.

continua após publicidade

Além de Powell, Biden também nomeou Phillip Jefferson e Lisa Cook ao Conselho do Fed, além de Lael Brainard à vice-presidência. Os três já foram confirmados pelo Legislativo norte-americano.

A indicação de Michael Barr como vice-presidente de supervisão ainda precisa ser submetida à votação. Barr foi apontado para substituir a candidatura de Sarah Bloom Raskin, que enfrentou resistência por opiniões contrárias a setores intensivos em emissão de carbono.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Senado dos EUA confirma Powell a 2º mandato como presidente do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!