MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Senado aprova Gabriel Galípolo para diretor de Política Monetária do BC

O plenário do Senado aprovou por 39 votos a favor, 12 contra e uma abstenção o nome de Gabriel Galípolo para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central nesta terça-feira. Mais cedo, Galípolo foi sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômic

Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 04.07.2023, 18:40:00 Editado em 04.07.2023, 18:46:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O plenário do Senado aprovou por 39 votos a favor, 12 contra e uma abstenção o nome de Gabriel Galípolo para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central nesta terça-feira. Mais cedo, Galípolo foi sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa.

continua após publicidade

Galípolo foi dirigente do Banco Fator. Aproximou-se do grupo político de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, durante a campanha eleitoral, quando intermediou encontros do petista com operadores do mercado.

Já no governo, Gabriel Galípolo se tornou o braço-direito do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foi secretário-executivo da pasta. É cotado para suceder a Roberto Campos Neto na presidência da autoridade monetária.

continua após publicidade

Lulistas têm aumentado a pressão para o Banco Central baixar a taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano. No Banco Central, Galípolo conviverá com diretores indicados no governo de Jair Bolsonaro.

Ele foi o primeiro indicado à autoridade monetária por Lula, junto a Ailton Aquino. Indicado para a diretoria de Fiscalização, Aquino está tendo o nome analisado pelo plenário do Senado neste momento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Senado aprova Gabriel Galípolo para diretor de Política Monetária do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!