MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sede da Aprosoja é alvo de atos de vandalismo por membros da via Campesina

Cerca de 200 pessoas ligadas à organização Via Campesina invadiram a sede da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 14. Durante o ato, os invasores picharam o prédio, lançaram tintas sobre todo o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.10.2021, 11:54:00 Editado em 14.10.2021, 12:00:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 200 pessoas ligadas à organização Via Campesina invadiram a sede da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 14. Durante o ato, os invasores picharam o prédio, lançaram tintas sobre todo o prédio e estenderam faixas com palavras de ordem.

continua após publicidade

A Via Campesina, que se apresenta como "um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores", declarou que a ação teve participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e Movimento das Pescadoras e Pescadores Artesanais (MPP).

Segundo a Via Campesina, o ato faz parte da "Jornada Nacional da Soberania Alimentar: Contra o Agronegócio para o Brasil não passar fome" e denuncia "o protagonismo que o agronegócio cumpre no crescimento da fome, da miséria e no aumento do preço dos alimentos no Brasil''.

continua após publicidade

Os invasores afirmam ainda que se trata de uma reação ao gesto do presidente Jair Bolsonaro, que vetou o Projeto de Lei 823/2021 (PL Assis Carvalho), proposta que, alegam, seria uma iniciativa organizada pelos movimentos populares do campo para garantir a soberania alimentar no país através de subsídios e investimentos na agricultura familiar. "Isso demonstra que o Governo Federal é culpado pela miséria e pela fome dos brasileiros e brasileiras", afirmam.

A reportagem fez contato com a Aprosoja Brasil e a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que reúne uma das maiores bancadas do Congresso. A associação de produtores ainda não se manifestou.

A FPA declarou que "instigar a animosidade social e/ou entre setores é o que menos precisamos neste momento em que o Brasil tenta resgatar seu crescimento, a geração de empregos e renda, combater a fome e a miséria, ampliadas em virtude da pandemia mundial".

continua após publicidade

O deputado Sérgio Souza (MDB-PR), presidente da FPA, afirmou que "a agropecuária possui os melhores indicadores econômicos e sociais do País, apresentando a maior geração de novas vagas de trabalho dos últimos 10 anos". "A divisão do Brasil não ajuda no desenvolvimento de soluções e políticas que precisamos urgentemente construir, com vistas a um futuro melhor, com diálogo e segurança. Somos todos brasileiros. Queremos um só Brasil: com emprego e renda, sem fome!", disse.

A Aprosoja se viu envolvida nos movimentos autoritários realizadas no dia 7 de Setembro. O presidente da associação, Antônio Galvan, foi alvo de um mandado de busca e apreensão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, acusado de financiar atos contra a corte no Dia da Independência. Galvan acabou proibido de se aproximar da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sede da Aprosoja é alvo de atos de vandalismo por membros da via Campesina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!