MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Secretário de Guedes dá 'ultimato' a Mercosul na revisão da TEC do bloco

O secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Roberto Fendt, deu um "ultimato" ao Mercosul e disse que o prazo limite para se avançar na discussão da revisão da Tarifa Externa Comum (TEC) do bloco é 12 de abril, quando haverá uma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2021, 17:47:00 Editado em 30.03.2021, 17:50:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Roberto Fendt, deu um "ultimato" ao Mercosul e disse que o prazo limite para se avançar na discussão da revisão da Tarifa Externa Comum (TEC) do bloco é 12 de abril, quando haverá uma reunião dos países membros. Em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para lançar a Agenda Internacional da entidade, Fendt disse que o Brasil não pode ficar "amarrado" à Argentina, que, afirmou, tem uma política externa oposta à brasileira.

continua após publicidade

"Vamos ser francos, há diferenças de modelo de desenvolvimento entre nós e a Argentina. Não vemos motivo para que o Brasil se atrele à política econômica e comercial da Argentina. Se o governo argentino tem outra política, não devemos permanecer amarrados um ao outro", declarou o secretário.

De acordo com Fendt, o Brasil hoje encara o Mercosul como "anacrônico" ao interesses de seus quatro membros. Segundo ele, é necessário fazer "alterações profundas" no bloco, incluindo a revisão da tarifa externa comum e a possibilidade de os países membros negociarem acordos individualmente, e não apenas em conjunto, como é hoje.

continua após publicidade

"Vamos levar adiante mudança transversal em toda a pauta de tarifa aduaneira. Contamos com o apoio do Uruguai, estou razoavelmente otimista em relação ao Paraguai. Não teremos o apoio da Argentina. Prazo limite para nós chegarmos a algum tipo de posição consensual sobre TEC do Mercosul é abril", completou Fendt.

Segundo o secretário, a redução nas tarifas de importação de bens de capital e informática, anunciada pelo governo brasileiro às vésperas do encontro de presidentes do bloco sul-americano, foi um "claro sinal para os parceiros de que o Brasil está falando sério".

Ele acrescentou que o Brasil levará a proposta de redução gradual da TEC na reunião do dia 12 de abril e que essa é uma das prioridades do bloco. "Em que pese diferenças em relação à metodologia, é consenso no Mercosul que TEC deve ser modernizada", disse.

Defendeu ainda a inclusão do setor automotivo e açucareiro no livre comércio no Mercosul - hoje as importações desses produtos são tarifadas mesmo dentro do bloco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Secretário de Guedes dá 'ultimato' a Mercosul na revisão da TEC do bloco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!