MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Saldo líquido de emprego formal é positivo em 372.265 vagas em agosto no Caged

O mercado de trabalho formal brasileiro acelerou no mês passado e registrou um saldo positivo de 372.265 carteiras assinadas em agosto, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira pelo Minis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.09.2021, 10:40:00 Editado em 29.09.2021, 10:48:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mercado de trabalho formal brasileiro acelerou no mês passado e registrou um saldo positivo de 372.265 carteiras assinadas em agosto, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho. Em julho, foram abertas 303.276 vagas.

continua após publicidade

Foi o oitavo mês consecutivo de abertura de postos de trabalho formal. O resultado do mês passado decorreu de 1.810 milhão de admissões e 1,438 milhão de demissões.

Em agosto do ano passado, já com o mercado de trabalho se recuperando dos efeitos da primeira onda de coronavírus no Brasil, houve abertura de 242.543 vagas com carteira assinada.

continua após publicidade

O mercado financeiro já esperava um novo avanço no emprego no mês. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. As projeções eram de abertura líquida de 100.000 a 426.078 vagas em junho, com mediana positiva de 330.000 postos de trabalho.

Acumulado

No acumulado do ano até agosto de 2021, ao saldo do Caged já é positivo em 2,203 milhões de vagas.

continua após publicidade

Nos oito primeiros meses do ano passado, houve destruição líquida de 849.387 postos formais.

BEm

De acordo com ministério, 2,772 milhões de trabalhadores seguiam com garantia provisória de emprego em agosto graças ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Para cada mês de suspensão ou redução de jornada pelo programa, o trabalhador tem o mesmo período de proteção à sua vaga.

continua após publicidade

O programa foi relançado em abril pelo governo por mais quatro meses neste ano.

Metodologia

Desde janeiro do ano passado, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para as empresas, o que traz diferenças na comparação com resultados dos anos anteriores.

Na metodologia anterior (de 1992 a 2019), o melhor resultado para junho na série sem ajustes havia sido em 2008, quando foram criadas 309.442 mil vagas no sexto mês do ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Saldo líquido de emprego formal é positivo em 372.265 vagas em agosto no Caged"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!