MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Saldo de crédito deve crescer 1,1% em junho ante maio, afirma Febraban

A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) deve crescer 1,1% em junho na comparação com maio deste ano, de acordo com a pesquisa de crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em 12 meses, o ritmo de expansão deve se acelerar par

Matheus Piovesana (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Piovesana (via Agência Estado)
Publicado em 19.07.2022, 10:52:00 Editado em 19.07.2022, 10:57:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) deve crescer 1,1% em junho na comparação com maio deste ano, de acordo com a pesquisa de crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em 12 meses, o ritmo de expansão deve se acelerar para 16,6%, de acordo com o levantamento.

continua após publicidade

A recuperação do mercado de trabalho e medidas de transferência de renda por parte do governo devem alavancar a carteira de pessoas físicas, para a qual a projeção é de alta de 1,4% em relação a maio. Tanto na carteira de recursos direcionados quanto na de recursos livres, o crescimento mensal deve ser da mesma magnitude (+1,4%).

Em 12 meses, o saldo de empréstimos para pessoas físicas deve aumentar 21,7%, uma leve desaceleração em relação aos 21,9% de aumento projetados para maio.

continua após publicidade

"Temos um primeiro semestre com um cenário de continuidade do forte ritmo de crescimento do crédito, que seguem em patamar elevado, acima de dois dígitos, mostrando que os bancos continuam ofertando crédito em um ritmo importante para famílias e empresas", afirma Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban.

Se confirmados pela divulgação da nota de crédito do Banco Central, de acordo com ele, os números reforçam a expectativa de um bom desempenho da atividade econômica no segundo semestre deste ano.

Na carteira de pessoas jurídicas, a expansão deve ser mais branda, de 0,8% em relação a maio. Por outro lado, a expansão em 12 meses deve acelerar de 8,9% no mês anterior para 9,8% em junho, de acordo com o levantamento.

continua após publicidade

Concessões

A Febraban projeta ainda que as concessões de crédito devem cair 2% em junho na comparação com maio, devido à menor quantidade de dias úteis. Com o ajuste deste fator, a expectativa é de alta de 2,6%. Em 12 meses, a pesquisa aponta para alta de 23,2% das concessões, ritmo também mais moderado que o de maio (+24,5%).

As concessões para pessoas físicas, com ajuste por dias úteis, devem subir 3% em junho, puxadas pelo crédito rural, diante do início da preparação dos produtores para o Plano Safra 2022/2023, de acordo com a entidade. Em um ano, a alta deve ser de 22,7%.

continua após publicidade

Para pessoas jurídicas, projeta-se alta de 2,2% no mês, e de 23,8% em um ano, o que pode refletir em parte a liberação de programas públicos de crédito no final do período, como a nova rodada do Pronampe.

A pesquisa da Febraban é divulgada todos os meses, e serve como uma espécie de prévia para a nota de crédito do BC. As projeções são feitas como base nos dados consolidados dos principais bancos do País, que representam de 38% a 88% do saldo do SFN, a depender da linha, e também levam em conta variáveis macroeconômicas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Saldo de crédito deve crescer 1,1% em junho ante maio, afirma Febraban"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!