MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Rússia analisa alternativas para sanções com energia, ouro e criptomoedas

As duras sanções impostas à Rússia e a consequente queda do rublo fazem o Kremlin lutar para manter a economia do país funcionando. Para o presidente russo, Vladimir Putin, isso significa encontrar soluções alternativas para o bloqueio econômico ocidental

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2022, 13:46:00 Editado em 01.03.2022, 13:52:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As duras sanções impostas à Rússia e a consequente queda do rublo fazem o Kremlin lutar para manter a economia do país funcionando. Para o presidente russo, Vladimir Putin, isso significa encontrar soluções alternativas para o bloqueio econômico ocidental, mesmo que suas forças continuem a invadir a Ucrânia.

continua após publicidade

Ex-funcionários do Departamento do Tesouro e especialistas em sanções esperam que a Rússia tente mitigar o impacto das penalidades financeiras confiando nas vendas de energia e apoiando-se nas reservas do país em ouro e moeda chinesa.

Putin também deve movimentar fundos através de bancos menores e contas de famílias de elite não cobertas pelas sanções, negociar criptomoedas e confiar no relacionamento da Rússia com a China. No momento, "as duas maiores avenidas que a Rússia tem são a China e a energia", disse John Smith, ex-diretor do braço de inteligência e fiscalização financeira do Tesouro.

continua após publicidade

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções aos maiores bancos da Rússia e sua elite, congelaram os ativos do Banco Central russo localizados fora do país e excluíram suas instituições financeiras do sistema de mensagens bancárias Swift, mas permitiram amplamente que seu petróleo e gás natural continuem a fluir livremente para o resto do mundo.

Embora a Rússia provavelmente se aproxime da China para compensar a perda de suprimentos de bens e serviços que normalmente obteria do ocidente, "eles também estão apostando que seus enormes suprimentos de energia continuarão sendo demandados, principalmente durante este inverno frio. Há muito mais lucro a ser obtido com sua energia se eles puderem colocá-la no mercado", avalia Smith.

No mês passado, a Rússia e a China assinaram um acordo de 30 anos que permitirá à Rússia fornecer gás à China, embora o encanamento para transportar esse gás não seja concluído por pelo menos três anos.

continua após publicidade

Além disso, a China anunciou na semana passada que permitiria pela primeira vez a importação de trigo de todas as partes da Rússia. No entanto, Smith disse que os chineses e outros países "vão conduzir barganhas incrivelmente difíceis" agora que a Rússia tem menos compradores dispostos, e a China vai querer evitar estar sujeita a sanções secundárias ou aplicação de violações de sanções.

Criptoativos

Uma maior dependência de criptomoedas será um caminho inevitável para a Rússia tentar sustentar suas transações financeiras, afirmou David Szakonyi, professor de ciência política da Universidade George Washington. "Mas é improvável que sirva como substituto para transações corporativas ao longo do tempo", avalia.

continua após publicidade

Embora cerca de 80% das transações financeiras da Rússia no passado tenham sido feitas com o dólar, autoridades federais e autoridades do Tesouro estão intensificando os esforços para "combater agressivamente" o uso indevido de criptomoedas para evitar sanções, de acordo com um funcionário da Casa Branca que falou sob condição de anonimato.

Ele não comentou se o governo americano está avaliando as exchanges de criptomoedas baseadas na Rússia como alvo para sanções.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia analisa alternativas para sanções com energia, ouro e criptomoedas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!