MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Rui Costa pede a embaixadores divulgação do PAC para atrair investimentos no País

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, pediu aos embaixadores e países vizinhos para divulgar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as linhas gerais do programa para que empresas e fundos de investimentos vejam as oportunidades existentes no

Sofia Aguiar e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)

·
Escrito por Sofia Aguiar e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)
Publicado em 18.09.2023, 11:47:00 Editado em 18.09.2023, 11:50:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, pediu aos embaixadores e países vizinhos para divulgar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as linhas gerais do programa para que empresas e fundos de investimentos vejam as oportunidades existentes no Brasil. "O objetivo dessa apresentação visa seguir a orientação do presidente da República de buscar uma maior integração, participação e parceria do Brasil com os diversos investidores internacionais", disse Costa, em apresentação do PAC a embaixadores nesta segunda-feira, 18, no Palácio do Itamaraty. Na fala, o ministro citou que um dos pilares do programa é a transição energética, onde o Brasil quer se firmar entre as principais nações do mundo. Costa disse que os investimentos do novo programa buscam se alinhar com a sustentabilidade ambiental. "Temos interesse em dialogar, com parcerias tecnologias, para implementar, a partir do aumento do volume de energia limpa, o hidrogênio verde", comentou. "Nessa linha, estamos buscando sintonizar o Brasil com o clamor da humanidade para o meio ambiente sustentável e a redução de carbono no planeta", acrescentou. Ele comentou que o novo PAC se diferencia dos programas anteriores pelo modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. "Estamos combinando um volume expressivo de orçamento do Estado, mas um volume de projetos de concessão e PPPs, que não se restringem apenas a obras e ações de infraestrutura", comentou. Segundo o ministro, o governo quer implementar projetos na área social, como Saúde. Outra área que o ministro destacou que se alinha com a sustentabilidade é o saneamento, que em sua visão, hoje é um problema no País, mas também uma grande oportunidade de investimento.

continua após publicidade
Consórcios

Rui Costa afirmou ainda que os investimentos estrangeiros no novo PAC podem e devem ser feitos em consórcios com empresas nacionais. Segundo ele, o governo está aberto a receber propostas de investimentos através de PMI - Project Management Institute - e os ministérios estão disponíveis às embaixadas e às empresas privadas. "O objetivo do encontro é despertar cada nação, fundo de investimento e empresa internacional para oportunidades de negócios que se apresentam no Brasil", disse Costa. Conforme antecipou a reportagem, ao levar os detalhes do PAC aos diplomatas, o governo acredita que terão mais ferramentas para atraírem investimentos externos de todas as partes do globo em que estiverem embaixadores, cônsules e demais agentes da área. Na avaliação do ministro, o País vive certa "desestruturação" das empresas de infraestrutura que atuavam nacionalmente e empresas brasileiras precisam se juntar a empresas internacionais. Ele citou que o governo quer receber novas companhias de aviação no Brasil para desenvolver turismo e integração. De acordo com Costa, além de R$ 300 bilhões em investimentos previstos no PAC, a Petrobras terá R$ 300 bilhões em manutenção do parque. "Petrobras tem excelente oportunidade para empresas nos projetos de recuperação de ativos", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Rui Costa pede a embaixadores divulgação do PAC para atrair investimentos no País"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!