MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

RS divulga comunicado sobre nova investigação de suspeita de gripe aviária

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Rio Grande do Sul, informou em comunicado que, durante uma visita de rotina na terça-feira (3), coletou amostras em um frigorífico de Westfália, no Vale do Taquari, e em a

Redação AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação AE (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 08:27:00 Editado em 05.06.2025, 08:33:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Rio Grande do Sul, informou em comunicado que, durante uma visita de rotina na terça-feira (3), coletou amostras em um frigorífico de Westfália, no Vale do Taquari, e em aves de subsistência em Capela de Santana, no Vale do Caí, para analisar a possível presença do vírus da influenza aviária. "Até o momento, não há confirmação de novo foco da doença no Estado", destacou a Seapi, que realizou a ação por meio do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS).

continua após publicidade

De acordo com o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), a granja de origem das aves, localizada em Teutônia, foi vistoriada e não apresentou indícios de contaminação. As amostras seguem em análise laboratorial, enquanto os locais permanecem sob monitoramento.

A diretora do DDA, Rosane Collares, explicou no comunicado que coletas como as realizadas nos dois municípios são procedimentos rotineiros do SVO-RS. "A Seapi mantém vigilância ativa e permanente em todo o Estado, com equipes capacitadas para monitoramento, investigação e resposta rápida a qualquer suspeita da doença. O setor produtivo também segue colaborando de forma responsável, adotando as medidas preventivas recomendadas", declarou.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira, 4, durante entrevista coletiva, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, relatou que "há uma suspeita de gripe aviária sendo investigada em uma planta comercial em Teutônia". Apesar da apuração em andamento, o ministro ressaltou que, até o momento, não foi registrada grande mortandade de animais no local. Especialistas avaliam ser esse um bom indicativo de que o resultado pode ser negativo. Essa foi a primeira menção pública a uma nova possível ocorrência em granja comercial desde o caso confirmado em Montenegro (RS), em maio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "RS divulga comunicado sobre nova investigação de suspeita de gripe aviária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!