MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Royalties de petróleo podem servir para equilibrar contas públicas do Rio, diz Castro

O governador do Rio Janeiro, Cláudio Castro, defende que os royalties de petróleo poderiam ser usados para equilibrar as contas públicas da União, a partir do abatimento de dívidas, em situação semelhante à feita pelo estado. "Os royalties poderiam ser u

Francisco Carlos de Assis*, Eduardo Laguna* e Caroline Aragaki (via Agência Estado)

·
Escrito por Francisco Carlos de Assis*, Eduardo Laguna* e Caroline Aragaki (via Agência Estado)
Publicado em 08.06.2025, 10:45:00 Editado em 08.06.2025, 10:54:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador do Rio Janeiro, Cláudio Castro, defende que os royalties de petróleo poderiam ser usados para equilibrar as contas públicas da União, a partir do abatimento de dívidas, em situação semelhante à feita pelo estado.

continua após publicidade

"Os royalties poderiam ser usados de forma estruturante no Brasil para gerar equilíbrio. Por exemplo, no Estado do Rio de Janeiro hoje, o royalty serve para equilíbrio das contas públicas", disse Castro nesta sexta, 6, durante Fórum Esfera, no Guarujá.

O governo federal estuda um pacote de medidas envolvendo o setor de petróleo e gás natural. Embora criticada pelo setor, Castro avalia que tal possibilidade não afastará investimentos estrangeiros, por exemplo.

continua após publicidade

O governo considera que esse argumento "é uma forma de pressão do setor e eu entendo o setor querer ser mais competitivo ..., mas é desperdício de um grande ativo. A União não quer usar o que vem do petróleo de forma estruturante, ela quer usar como rombo de sua gastança. Esse é o erro", afirma.

*Os repórteres viajaram a convite da Esfera Brasil

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Royalties de petróleo podem servir para equilibrar contas públicas do Rio, diz Castro"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!