MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Riscos dos criptoativos exigem resposta política e regulatória abrangente, dizem FMI e FSB

Uma resposta política e regulatória abrangente é necessária para lidar com os riscos que os criptoativos representam para a estabilidade macroeconômica e financeira, apontam o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Conselho de Estabilidade Financeira (FS

Maria Lígia Barros (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Lígia Barros (via Agência Estado)
Publicado em 07.09.2023, 08:05:00 Editado em 07.09.2023, 08:10:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma resposta política e regulatória abrangente é necessária para lidar com os riscos que os criptoativos representam para a estabilidade macroeconômica e financeira, apontam o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) em relatório divulgado nesta quinta-feira, 7.

continua após publicidade

As instituições defendem que as jurisdições devem salvaguardar a soberania monetária, fortalecer quadros de política monetária, se defender de volatilidade excessiva de fluxos de capital e adotar tratamento fiscal "não ambíguo" para criptoativos.

"A supervisão regulamentar e de supervisão abrangente dos criptoativos pode ajudar a enfrentar os riscos de estabilidade financeira e de integridade financeira, apoiando simultaneamente as políticas macroeconômicas", diz trecho do documento.

continua após publicidade

O relatório recomenda ainda que algumas jurisdições, em particular os mercados emergentes e em desenvolvimento, devem tomar medidas específicas adicionais que vão além da base regulatória global, a fim de abordar riscos específicos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Riscos dos criptoativos exigem resposta política e regulatória abrangente, dizem FMI e FSB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!