MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Retorno à estabilidade de preços sem danos à economia não está garantido, diz membro do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta segunda-feira, 4, que o retorno à estabilidade de preços sem danos à economia - conhecido como "pouso suave" - não está garantido, tendo em vi

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 04.03.2024, 15:02:00 Editado em 04.03.2024, 15:08:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta segunda-feira, 4, que o retorno à estabilidade de preços sem danos à economia - conhecido como "pouso suave" - não está garantido, tendo em vista as incertezas sobre a economia global e doméstica.

continua após publicidade

"Procuramos um balanço frágil: manter a economia resiliente sem permitir que a inflação elevada persista. Encontrar este equilíbrio não será fácil", afirmou o dirigente, em seu comunicado trimestral, divulgado nesta segunda-feira no site do Fed de Atlanta.

Para ele, a "boa notícia" está na força do mercado de trabalho e da economia, o que permitirá a manutenção dos juros pelo tempo necessário "sem a urgência" de alterar o rumo da política monetária.

continua após publicidade

Por outro lado, o mercado de trabalho apertado é justamente um dos riscos inflacionários mencionados por Bostic.

O dirigente notou que surgiram "sinais renovados" de força no setor, com crescimento do emprego "acima de todas as expectativas" em janeiro e taxas de desemprego benignas.

Ele também revelou que, em conversas recentes com empresários, observou um otimismo generalizado, com muitos executivos prontos para "despejar recursos e ampliar contratações" ao primeiro sinal de cortes de juros.

"Um desenrolar deste cenário em larga escala pode desencadear a explosão de uma nova onda de demanda e reverter o processo de desinflação, criando pressão de alta nos preços", alertou Bostic. "Essa ameaça, que chamarei de exuberância reprimida, é um novo risco de alta que deve ser analisado nos próximos meses."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Retorno à estabilidade de preços sem danos à economia não está garantido, diz membro do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!