MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Resultado do PIB é caminho para um crescimento sustentável, diz secretário do Tesouro

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, classificou nesta terça-feira, 4, que a composição do PIB no primeiro trimestre aponta para um "crescimento sustentável" do País. "Foi um resultado bom, composição boa, com formação bruta de capital fixo FB

Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 04.06.2024, 17:13:00 Editado em 04.06.2024, 17:21:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, classificou nesta terça-feira, 4, que a composição do PIB no primeiro trimestre aponta para um "crescimento sustentável" do País. "Foi um resultado bom, composição boa, com formação bruta de capital fixo FBCF recuperando, esse é o caminho para um crescimento sustentável, é o PIB do crescimento sustentável", disse o secretário a jornalistas ao deixar uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a dívida do Estado do Rio de Janeiro com a União.

continua após publicidade

Mais cedo, Ceron já havia comentado ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) sua avaliação positiva sobre o dado do PIB, destacando a recuperação dos investimentos. A FBCF subiu 4,1% no primeiro trimestre deste ano ante o quarto trimestre de 2023. No geral, a economia avançou 0,8% nos primeiros três meses do ano em comparação ao último trimestre do ano passado.

"O resultado é consistente com o que estamos construindo, com processo de recuperação dos investimentos, da recuperação da indústria, assim vamos para frente", disse o secretário do Tesouro.

continua após publicidade

No caso da indústria, houve recuo de 0,1% na margem, com desaceleração ante a expansão de 1,2% no 4º trimestre de 2023. Já a variação interanual desacelerou de 2,9% nos últimos três meses do ano passado para 2,8% no primeiro trimestre deste ano.

Na avaliação da Secretaria de Política Econômica da Fazenda (SPE), essa desaceleração repercutiu o menor ritmo de expansão da indústria extrativa e da produção de eletricidade e gás. Em contrapartida, houve uma aceleração na indústria de transformação e construção.

"O avanço na indústria de transformação está relacionado ao crescimento na produção de bens intermediários e à queda menos acentuada na produção de bens de capital na passagem dos trimestres e repercute o cenário menos restritivo de juros e crédito", afirmou nesta terça-feira a SPE.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Resultado do PIB é caminho para um crescimento sustentável, diz secretário do Tesouro"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!