MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Restrição monetária precisa continuar até BCE confiar que inflação voltará à meta, diz Schnabel

Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel disse nesta sexta-feira (16) que a política monetária precisa continuar restritiva até que a instituição tenha confiança de que a inflação na zona do euro voltará para sua meta oficial

Sergio Caldas (via Agência Estado)

·
Escrito por Sergio Caldas (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2024, 07:17:00 Editado em 16.02.2024, 07:23:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel disse nesta sexta-feira (16) que a política monetária precisa continuar restritiva até que a instituição tenha confiança de que a inflação na zona do euro voltará para sua meta oficial de 2% de forma sustentável. A fala de Schnabel veio na mesma linha de comentários feitos pela presidente do BCE, Christine Lagarde, e pelo vice-presidente do banco, Luis de Guindos, nos últimos dias.

continua após publicidade

Em discurso feito durante evento em Florença, na Itália, Schnabel alertou que o persistente fraco avanço da produtividade, que chegou a ficar negativo recentemente, "exacerba os efeitos que o atual forte aumento dos salários nominais tem sobre os custos unitários do trabalho para as empresas". Segundo ela, essa situação eleva o risco de que as empresas repassem a alta nos custos salariais aos consumidores, o que "poderia atrasar a volta da inflação à nossa meta de 2%".

Em meio a expectativas de que o BCE comece a reduzir juros em algum momento deste ano, Schnabel também afirmou que a autoridade monetária precisa ser cautelosa para não ajustar sua política de forma prematura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Restrição monetária precisa continuar até BCE confiar que inflação voltará à meta, diz Schnabel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!