MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ressurgência do coronavírus deve continuar pesando sobre economia, diz BC

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira, 21, que o recrudescimento da pandemia de covid-19 e as consequentes medidas restritivas têm pressionado a economia de diversos países da zona do euro no primeiro t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.01.2021, 12:58:00 Editado em 21.01.2021, 13:02:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira, 21, que o recrudescimento da pandemia de covid-19 e as consequentes medidas restritivas têm pressionado a economia de diversos países da zona do euro no primeiro trimestre de 2021. Enquanto o setor industrial conseguiu manter um bom nível de atividade, o de serviços está sendo afetado severamente, ainda que menos em comparação à primeira onda da pandemia, disse a dirigente em coletiva de imprensa após decisão de política monetária da entidade.

continua após publicidade

Lagarde prevê que o PIB europeu tenha se contraído no quarto trimestre, enquanto a pressão causada pela covid-19 "apresenta alguns riscos negativos para as perspectivas econômicas de curto prazo". Diante deste cenário, ela considerou necessária a manutenção de um amplo estímulo monetário para "preservar as condições financeiras favoráveis" na zona do euro.

"Ao ajudar a reduzir a incerteza e a aumentar a confiança, vamos encorajar os gastos dos consumidores e o investimento empresarial, apoiando a atividade econômica e salvaguardando a estabilidade de preços a médio prazo", afirmou Lagarde, alertando para as incertezas quanto à dinâmica da pandemia e a velocidade das campanhas de vacinação.

continua após publicidade

Sobre as vacinas, Lagarde considera que elas trarão confiança na resolução da crise a longo prazo, o que não deve acontecer no curtíssimo prazo, uma vez que levará algum tempo até que a Europa atinja "imunidade generalizada". Ela ainda não descartou a possibilidade de falhas no processo de vacinação.

"No médio prazo, a recuperação da economia da zona do euro deverá ser apoiada por condições de financiamento favoráveis, uma orientação orçamentária expansionista e uma recuperação da demanda, à medida em que as restrições são retiradas e a incerteza diminui", afirmou a presidente do BCE.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ressurgência do coronavírus deve continuar pesando sobre economia, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!