MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Resolução do Diretório Nacional do PT defende 'recuperar a Eletrobras'

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quinta-feira, 16, a resolução do Diretório Nacional em que defende "recuperar a Eletrobras", privatizada pelo governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. O documento serve como orientação para a po

Eduardo Gayer (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Gayer (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2023, 11:19:00 Editado em 16.02.2023, 11:22:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quinta-feira, 16, a resolução do Diretório Nacional em que defende "recuperar a Eletrobras", privatizada pelo governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. O documento serve como orientação para a postura dos filiados.

continua após publicidade

As críticas à desestatização da empresa foram vocalizadas nas últimas semanas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

De acordo com Lula, a Advocacia-Geral da União (AGU) vai entrar na Justiça contra cláusulas do processo de privatização da Eletrobras, chamado por ele de "leonino".

continua após publicidade

O presidente citou a trava para a reestatização da empresa, que exige o pagamento do triplo da maior cotação do papel alcançada em dois anos para fazer uma oferta pelas ações ordinárias.

Na resolução, o PT diz ser imperativo elevar a taxa de investimentos públicos e privados para avançar com o que chama de "reindustrialização nacional de novo tipo". "Faz parte desse esforço o desafio de reverter a desnacionalização do nosso parque produtivo e modernizá-lo. Recuperar a Eletrobras, patrimônio do povo brasileiro, para voltar a servir como âncora para a garantia da segurança energética e oferta universal de energia elétrica à sociedade brasileira", afirma o texto.

Pela trava criticada por Lula, contudo, o governo teria de pagar R$ 161,7 bilhões para retomar o controle da Eletrobras, segundo cálculos da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Resolução do Diretório Nacional do PT defende 'recuperar a Eletrobras'"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!