MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Resiliência do consumo das famílias surpreendeu positivamente novamente, diz ata do Copom

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta terça-feira, 19, trouxe que a resiliência no consumo das famílias novamente foi uma surpresa positiva, e pode estar relacionada ao aumento da renda bruta, t

Eduardo Rodrigues e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Rodrigues e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 19.12.2023, 08:56:00 Editado em 19.12.2023, 09:02:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta terça-feira, 19, trouxe que a resiliência no consumo das famílias novamente foi uma surpresa positiva, e pode estar relacionada ao aumento da renda bruta, tanto pela expansão do mercado de trabalho e de benefícios sociais quanto pela desinflação.

continua após publicidade

Sobre a atividade econômica doméstica, o colegiado pontuou que a divulgação referente ao PIB do terceiro trimestre indicou moderação do crescimento econômico, em linha com o cenário de desaceleração já antecipado pelo Comitê. "A resiliência do consumo das famílias, que novamente surpreendeu positivamente, pode estar relacionada a um aumento da renda bruta das famílias, em função da expansão do mercado de trabalho, de benefícios sociais e de ganhos de renda relacionados à desinflação em importantes segmentos da cesta de consumo", diz o documento.

O Copom ainda pondera que a formação bruta em capital fixo, mais sensível às condições financeiras e às perspectivas e incertezas futuras, continua em queda depois de uma forte elevação durante o período da pandemia.

continua após publicidade

"Alguns membros avaliaram que a persistência de uma conjunção de maior resiliência do consumo e queda no investimento poderia provocar, no médio prazo, um excesso de demanda em relação à oferta, com potenciais impactos sobre preços. Em suma, os dados de atividade divulgados desde a última reunião corroboram o cenário delineado pelo Copom", diz o documento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Resiliência do consumo das famílias surpreendeu positivamente novamente, diz ata do Copom"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!