MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Republicanos da Câmara apresentam projeto de lei para evitar 'shutdown' do governo dos EUA

Os republicanos da Câmara dos Estados Unidos apresentaram neste sábado, 8, um projeto de lei de gastos que garantiria o financiamento dos órgãos federais até 30 de setembro, adotando uma estratégia independente que deve levar a um confronto com os democra

Pedro Lima* (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima* (via Agência Estado)
Publicado em 08.03.2025, 17:47:00 Editado em 08.03.2025, 17:52:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os republicanos da Câmara dos Estados Unidos apresentaram neste sábado, 8, um projeto de lei de gastos que garantiria o financiamento dos órgãos federais até 30 de setembro, adotando uma estratégia independente que deve levar a um confronto com os democratas. O projeto prevê aumento nos programas de defesa e redução nas áreas não relacionadas à defesa, o que deve ser rejeitado pelos democratas, que defendem um equilíbrio entre os dois tipos de gastos. O Congresso precisa agir até sexta-feira, 14, para evitar uma paralisação parcial do governo.

continua após publicidade

Com 99 páginas, o projeto destina US$ 892,5 bilhões para defesa e US$ 708 bilhões para programas não relacionados à defesa, com uma redução de 8% neste último.

O texto não inclui financiamento para projetos específicos solicitados por legisladores, conhecidos como "earmarks", que beneficiam regiões ou interesses locais, e também não abrange a maioria dos gastos do governo, como a Seguridade Social e o Medicare, que são financiados automaticamente.

continua após publicidade

O presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, prepara a votação do projeto para terça-feira, desafiando os democratas a votarem contra e arriscarem um "shutdown" do governo.

Embora os republicanos normalmente precisem dos votos democratas para aprovar projetos de lei, estão confiantes em conseguir aprovar a medida sozinhos.

A estratégia conta com o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, que tem mantido os republicanos alinhados.

continua após publicidade

Nesta semana, em um post na Truth Social, Trump afirmou que "os conservadores vão adorar este projeto, porque ele nos prepara para cortar impostos, ao mesmo tempo que congela efetivamente os gastos neste ano e nos permite continuar nosso trabalho para FAZER A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE".

Os republicanos esperam que a resolução dos gastos deste ano permita concentrar esforços na extensão das reduções de impostos de Trump e no aumento do limite da dívida.

Líderes democratas alertam que avançar sem consultá-los aumenta o risco de uma paralisação, destacando a flexibilidade dada ao governo Trump em relação aos gastos como uma das suas maiores preocupações.

*Com informações da Associated Press

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Republicanos da Câmara apresentam projeto de lei para evitar 'shutdown' do governo dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!