MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Renan Filho: Tem custo de gás impeditivo para várias indústrias no Brasil

O gás no curto prazo terá papel mais relevante que a eletrificação no transporte de carga, disse nesta terça-feira, 24, o ministro dos Transportes, Renan Filho - que afirmou, contudo, que ainda é preciso discutir o custo do combustível. "Para reduzir o p

Juliana Garçon, Denise Luna e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon, Denise Luna e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 24.09.2024, 19:00:00 Editado em 24.09.2024, 19:08:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O gás no curto prazo terá papel mais relevante que a eletrificação no transporte de carga, disse nesta terça-feira, 24, o ministro dos Transportes, Renan Filho - que afirmou, contudo, que ainda é preciso discutir o custo do combustível.

continua após publicidade

"Para reduzir o preço do gás, é preciso que a Petrobras reduza a sua participação em importância, pois a Petrobras produz 80% da molécula no País, e lá é paridade internacional", disse durante participação na ROG 2024, maior feira de petróleo e gás natural da América Latina.

"A gente tem preço de gás muito caro no Brasil, isso precisa entrar na agenda", reforçou o ministro. "Tem custo de gás impeditivo para várias indústrias no Brasil", disse, enfatizando que o País é um dos maiores consumidores de fertilizantes do mundo. "Mas é uma indústria (fertilizantes) intensiva em gás, por isso sai mais barato colocar num navio e trazer da Rússia, emitindo carbono de lá para cá."

continua após publicidade

No mesmo painel, o diretor executivo de Marketing e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Cruz, afirmou que o Brasil vivia o dilema do ovo e da galinha, com indústria resistente a produzir veículos a gás enquanto o combustível não se desenvolve, e os produtores de gás reticentes devido à falta de demanda. Esta realidade está se transformando com a integração dos diferentes elos da cadeia, explicou. "A segurança de suprimento é inequívoca e inexorável. Temos produção em Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, com capacidade adicional", afirmou.

O executivo disse que a Eneva lançou uma iniciativa com a Scania para lançar um corredor a partir do polo onde a molécula é feita, e que pretende escalar a capacidade. "Uma vez que a infraestrutura esteja desenvolvida, estabelecida, vai ser uma excelente porta de entrada para o biogás, ou biometano, que é a segunda etapa do processo", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Renan Filho: Tem custo de gás impeditivo para várias indústrias no Brasil"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!