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Renan Filho quer Lula em leilão de rodovia para mostrar aliança entre público e privado

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá estar presente no próximo leilão de concessão rodoviária, marcado para o dia 30 deste mês. "Demonstrando que o Brasil fortalece os investimen

Luiz Araújo (via Agência Estado)

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Escrito por Luiz Araújo (via Agência Estado)
Publicado em 10.04.2025, 13:49:00 Editado em 10.04.2025, 13:56:40
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O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá estar presente no próximo leilão de concessão rodoviária, marcado para o dia 30 deste mês. "Demonstrando que o Brasil fortalece os investimentos públicos e amplia também a capacidade de atrair investimentos privados", disse.

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Durante o "Bom Dia, Ministro", programa de entrevista do governo, Renan Filho reforçou a meta de realizar 15 leilões neste ano. "Esse é o melhor caminho para a gente melhorar mais rápido a nossa infraestrutura", afirmou.

O leilão previsto para o dia 30 será o de trecho das BRs 040 e 495 entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

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Segundo o ministro, o modelo de concessões vem amadurecendo e garantindo que os investimentos sejam sustentáveis ao longo do tempo, com regras claras, metas de desempenho e retorno adequado para o setor privado. "Os novos contratos trazem mais equilíbrio, com tarifas mais realistas e obrigações bem definidas. Isso dá segurança para quem investe e melhora o serviço para o usuário", afirmou.

Renan Filho também mencionou que, ao lado dos leilões, o governo está revisando contratos antigos buscando maior efetividade e reequilíbrio econômico-financeiro. "Estamos olhando para frente, mas também corrigindo o que precisa ser ajustado. Tudo isso com foco em gerar empregos, atrair mais investimentos e acelerar o desenvolvimento regional", disse.

Os leilões previstos pelo Ministério dos Transportes para este ano, afirmou o ministro, estão distribuídos por todas as regiões, com foco em rotas que favoreçam o escoamento da produção nacional. A estratégia é facilitar o acesso aos principais portos do Sudeste e do Arco Norte - este último concentrado nos estados do Pará e do Maranhão, responsáveis atualmente por cerca de 30% das exportações do País.

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