MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

'Renacionalizar ativos não faz parte do nosso vocabulário', diz Prates

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse ontem que o termo "renacionalização de ativos" é "mofado" e não faz parte do vocabulário da atual gestão da Petrobras. Segundo ele, a Petrobras não tem a intenção de recomprar ativos que lhe pertenciam e

Denise Luna e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 09.03.2024, 07:44:00 Editado em 09.03.2024, 07:49:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse ontem que o termo "renacionalização de ativos" é "mofado" e não faz parte do vocabulário da atual gestão da Petrobras. Segundo ele, a Petrobras não tem a intenção de recomprar ativos que lhe pertenciam e foram vendidos à iniciativa privada no passado, mas vai manter conversas sobre o que interessa à empresa do ponto de vista de negócio.

continua após publicidade

"Renacionalização' de ativos não faz parte do nosso vocabulário. Olhamos para qualquer um desses ativos (vendidos no passado) como ativos de negócios. E se tiver de ter maioria por questão estratégica, teremos. Se não for o caso, não teremos. Se não for do interesse da Petrobras, não faremos proposta ou abordagem qualquer. Não estamos aqui para renacionalizar, reestatizar, nada disso. Estamos olhando ativos e vendo se interessa ou não", afirmou o executivo.

Em teleconferência com investidores sobre os resultados do quarto trimestre de 2023, Prates já havia reiterado que Vibra (ex-BR Distribuidora) "não está na mesa" e que não há estudos para recompra da empresa dentro da Petrobrás.

continua após publicidade

Com relação à Refinaria de Mataripe (ex-Rlam, vendida à Acelen, controlada pelo Mubadala), Prates disse que há conversas com a empresa porque a Petrobras recebeu um convite dos atuais donos. "Conversamos com eles porque recebemos um convite. Achamos interessante analisar e estamos analisando", disse, referindo-se à convocatória para negociações da Acelen sobre a refinaria e outros negócios de biorefino no final de 2023.

Sem novas dívidas

Apesar da análise declarada para investimentos em novos negócios não só em refino, como em geração de energia renovável e descarbonização, o diretor financeiro da Petrobras, Sergio Caetano Leite, disse que a companhia não vê necessidade de alavancagem adicional para a realização de fusões e aquisições futuras. "Manutenção de nível de alavancagem e gestão de capital são mantras para nós."

continua após publicidade

Sobre Mataripe, Leite disse que a análise sobre os negócios da Acelen no Nordeste é "global". "Estamos analisando o todo. Tem combustível de aviação verde, tem biorefino, horizontes novos. Mas a possibilidade de endividamento para isso (compra de participação em Mataripe) não está em consideração. Não esperamos tomar dívida para comprar (participação)."

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "'Renacionalizar ativos não faz parte do nosso vocabulário', diz Prates"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!