MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Relator de projeto do ICMS na Câmara emite parecer favorável a texto do Senado

O relator do projeto que altera a cobrança do ICMS na Câmara, Dr. Jaziel (PL-CE), apresentou parecer favorável às alterações feitas pelo Senado na proposta. O texto deve ser votado ainda hoje pelos deputados e seguir para sanção do presidente Jair Bolsona

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2022, 21:01:00 Editado em 10.03.2022, 21:08:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O relator do projeto que altera a cobrança do ICMS na Câmara, Dr. Jaziel (PL-CE), apresentou parecer favorável às alterações feitas pelo Senado na proposta. O texto deve ser votado ainda hoje pelos deputados e seguir para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

continua após publicidade

O projeto determina a cobrança do ICMS sobre o litro do combustível, e não mais sobre o preço final do produto. Além disso, estabelece uma regra de transição. Enquanto os Estados não definirem o novo modelo, a cobrança do ICMS sobre o diesel será congelada até o fim deste ano com base na média de preços cobrados nos últimos cinco anos.

Os Estados ainda terão de adotar uma alíquota única do ICMS para os combustíveis, mas esse novo modelo dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), dos quais os governos estaduais fazem parte e onde as deliberações só são aprovadas por unanimidade.

continua após publicidade

O texto anterior da Câmara era mais duro para os Estados, impondo a mudança e fixando o imposto com base nos preços praticados em 2019 e 2020, quando os valores estavam mais baixos. Mesmo após a desidratação, os governos regionais se mobilizam contra a proposta e prometem ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a medida.

"As modificações sugeridas permitem melhor gerência das alterações na incidência do ICMS sobre combustíveis pelos Estados federativos. De fato, trata-se de parcela significativa da arrecadação desses entes subnacionais e que impacta, inclusive, o orçamento dos municípios em razão dos reflexos causados à cota parte do imposto transferido aos mesmos", diz o parecer do deputado.

O Senado também incluiu a isenção do PIS e da Cofins sobre o diesel e o gás de cozinha até o fim do ano, sem compensação fiscal. Conforme o Broadcast Político apurou, a oposição apresentará um destaque para retirar o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas a base do governo se mobiliza para garantir a isenção sem compensação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Relator de projeto do ICMS na Câmara emite parecer favorável a texto do Senado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!