MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Relator da tributária na Câmara fala em respeitar trava de 26,5% para o IVA

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), relator da regulamentação da reforma tributária na Câmara, disse neste domingo, 15, que trabalhará para respeitar a trava de 26,5% para a alíquota do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), depois que o projeto passou

Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 15.12.2024, 15:45:00 Editado em 15.12.2024, 15:52:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), relator da regulamentação da reforma tributária na Câmara, disse neste domingo, 15, que trabalhará para respeitar a trava de 26,5% para a alíquota do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), depois que o projeto passou pelo Senado e agora retorna para nova análise dos deputados. "Temos que preservar pelo teto da alíquota padrão no Brasil, nós colocamos um teto, o teto é 26,5%. O mais importante, na minha opinião, é garantir uma reforma que não ultrapasse essa trava de 26,5% de imposto sobre consumos e serviços", disse.

continua após publicidade

O governo estima que, da forma como o texto está, seria necessário cobrar 27,91%.

"Na minha opinião, a capacidade arrecadatória desses instrumentos é muito superior à estimativa que o Ministério da Fazenda fez. Acredito que, no pleno funcionamento do atual sistema, com todos os regimes de isenções, a alíquota pode chegar na casa de 25%", declarou o deputado.

continua após publicidade

Ele mencionou mecanismos da reforma tributária para formalizar a economia como motivos para esse potencial maior de arrecadação.

A alíquota próxima de 25% à qual ele se refere é a padrão, que será cobrada de produtos sem regras especiais. Reginaldo Lopes falou a jornalistas na Câmara depois da primeira parte de uma reunião sobre o assunto.

Os deputados mais envolvidos na discussão estão analisando as alterações na regulamentação da tributária feitas pelo Senado.

continua após publicidade

Esse grupo de trabalho do tema deve conversar com representantes do governo e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), possivelmente ainda neste domingo sobre a regulamentação da reforma.

A ideia é acelerar as articulações para votar novamente a proposta na Câmara o mais rápido possível.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Relator da tributária na Câmara fala em respeitar trava de 26,5% para o IVA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!