MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Relação dívida global/PIB cai em 2022, mas fica acima de nível pré-pandemia, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a dívida global em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) tenha recuado pelo segundo ano consecutivo em 2022, situando-se em 238% do PIB global, mas permanecendo acima do nível pré-pandemia e ficando nove p

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 13.09.2023, 10:22:00 Editado em 13.09.2023, 10:25:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a dívida global em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) tenha recuado pelo segundo ano consecutivo em 2022, situando-se em 238% do PIB global, mas permanecendo acima do nível pré-pandemia e ficando nove pontos porcentuais acima do nível de 2019.

continua após publicidade

Segundo o Fundo, a dívida global subiu a US$ 235 trilhões no ano passado, US$ 200 bilhões acima do nível de 2021, em um movimento motivado pelos déficits orçamentários, "uma vez que muitos governos gastaram mais para impulsionar o crescimento e responder aos picos dos preços dos alimentos e da energia, mesmo quando encerraram o apoio fiscal relacionado com a pandemia".

O Fundo ainda destaca que a China desempenhou um papel central no aumento da dívida global nas últimas décadas, "à medida que o endividamento ultrapassou o crescimento econômico" e se aproximou aproximadamente ao mesmo nível proporcional ao PIB dos Estados Unidos.

continua após publicidade

Ainda, a instituição destaca que mais da metade dos países em desenvolvimento de baixo rendimento estão em "ou em alto risco de sobreendividamento", e cerca de um quinto dos mercados emergentes têm títulos soberanos negociados em níveis de dificuldades.

Para aliviar as dívidas, o FMI destaca que é necessário que o governo tome medidas como a criação de um quadro fiscal que possa orientar o processo para equilibrar as necessidades de despesa com a sustentabilidade da dívida. "É importante ressaltar que a redução do peso da dívida criará espaço fiscal e permitirá novos investimentos, ajudando a promover o crescimento econômico nos próximos anos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Relação dívida global/PIB cai em 2022, mas fica acima de nível pré-pandemia, diz FMI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!