MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Recordes na produção de soja e milho impulsionaram PIB agropecuário, diz IBGE

Os recordes na produção de soja, com alta de 27,1% em 2023 ante 2022, e de milho, que avançou 19% na mesma comparação, impulsionaram o PIB da agropecuária, que subiu 15,1% no ano passado, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Es

Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2024, 12:14:00 Editado em 01.03.2024, 12:19:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os recordes na produção de soja, com alta de 27,1% em 2023 ante 2022, e de milho, que avançou 19% na mesma comparação, impulsionaram o PIB da agropecuária, que subiu 15,1% no ano passado, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse foi um crescimento recorde para agropecuária na série histórica do IBGE, iniciada em 1996, e para as lavouras dos dois produtos mencionados.

continua após publicidade

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, com esse desempenho, a agropecuária foi a atividade que mais contribuiu para o resultado do PIB de 2023, que cresceu 2,9% ante 2022 e somou R$ 10,9 trilhões. "Um terço do crescimento econômico em 2023 se deveu ao avanço da agropecuária", disse.

Quando somado ao resultado da indústria extrativa, puxada pela produção de minério e óleo e gás, as duas atividades responderam sozinhas pela metade da expansão do PIB em 2023. A especialista observou que esses dois setores foram os menos afetados pela pandemia de covid-19. "A agropecuária teve ganho de peso no PIB com a pandemia. Foi o setor que menos sofreu", disse.

continua após publicidade

Por ter "encadeamento" com outras atividades, a agropecuária ainda contribuiu de forma significativa para as exportações, observou a pesquisadora.

Palis disse que uma "conjunção de fatores" ajudou no crescimento da atividade no campo, o que passa pelo clima e o maior consumo de alimentos.

Comportamento em 2023

continua após publicidade

Ao observar o comportamento ao longo de 2023, Palis disse que o crescimento se concentrou no primeiro semestre do ano, e que no quarto trimestre de 2023, o PIB da agropecuária ficou 16,4% abaixo do pico registrado no primeiro trimestre daquele ano.

As contribuições negativas para o setor, mostrou o IBGE, ficaram a cargo da produção de laranja (-7,4%), arroz (-3,5%) e trigo, que caiu 22,8% em 2023 ante 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Recordes na produção de soja e milho impulsionaram PIB agropecuário, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!