Receita simplifica habilitação para atuação no comércio exterior - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Receita simplifica habilitação para atuação no comércio exterior

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Secretaria Especial da Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira instrução normativa com novas regras de atuação no comércio exterior. A IN trata da habilitação de declarantes de mercadorias e do credenciamento de responsáveis e representantes nos sistemas informatizados do órgão, entre outros.

Em nota, a Receita diz que a habilitação passa a ser concedida de forma automática, através do Sistema Habilita, localizado no Portal Único do Comércio Exterior, "com o intuito de diminuir a burocracia e facilitar o fluxo de mercadorias".

O órgão também informa que foi ampliado o prazo de desabilitação automática por inatividade, de seis meses para 12 meses. "Caso a desabilitação ocorra, o interessado pode pedir a habilitação automaticamente através do sistema Habilita".

A nova instrução normativa passa a vigorar a partir de 1º de dezembro de 2020.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Receita simplifica habilitação para atuação no comércio exterior"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.