MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Receita abre consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal disponibiliza nesta sexta-feira, 22, a partir das 10h, a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2022. A Receita prevê o pagamento de R$ 6,3 bilhões para 5.242.668 contribuintes, entre prioritários e não priori

Redação (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação (via Agência Estado)
Publicado em 22.07.2022, 14:05:00 Editado em 22.07.2022, 14:10:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Receita Federal disponibiliza nesta sexta-feira, 22, a partir das 10h, a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2022. A Receita prevê o pagamento de R$ 6,3 bilhões para 5.242.668 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. Para os que não têm prioridade legal, o pagamento é realizado por ordem de entrega da declaração, ou seja, quem declarou antes recebe primeiro. Por isso, serão contemplados no terceiro lote contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 3 de maio. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

continua após publicidade

O pagamento do terceiro lote será realizado no dia 29 de julho, diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda ou por indicação de chave PIX.

Veja o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022, que prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro:

continua após publicidade

- 1º lote: 31 de maio (pago)

- 2º lote: 30 de junho (pago)

- 3º lote: 29 de julho

continua após publicidade

- 4º lote: 31 de agosto

- 5º lote: 30 de setembro

Como consultar o terceiro lote de restituição do IR?

continua após publicidade

Para realizar a consulta e descobrir se será contemplado no terceiro lote, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em "Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

Ao clicar no tópico "Etapas para a realização deste serviço", a página apresenta links e instruções para o contribuinte realizar a consulta. O contribuinte também pode clicar no botão verde "Iniciar", no topo da página, para ir direto ao site de consulta de restituições. Depois de preencher os dados, o contribuinte deve clicar em "Consultar".

continua após publicidade

Quem acredita que deveria receber, mas não estiver constando como contemplado, pode verificar se há alguma pendência na declaração do IR através do Portal e-CAC. Após regularizar a situação, o contribuinte deve aguardar para consultar sua inclusão nos próximos lotes. No Portal e-CAC, é possível consultar a situação da declaração do IR e identificar pendências, por meio do "extrato de processamento".

Pagamento

Se o crédito não for realizado por algum motivo, como a conta informada na declaração ter sido desativada, por exemplo, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores acessando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, através dos telefones;

- 4004-0001 (capitais);

- 0800-729-0001 (demais localidades);

- o 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o valor não seja resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar novamente o pagamento, através do Portal e-CAC. É só acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Receita abre consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!