MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Realização externa é ignorada e Ibovespa testa alta de olho em fluxo

A toada moderada do exterior, de certa forma, respinga no mercado acionário brasileiro, já que o Ibovespa tem leve alta esta manhã. No entanto, segue na contramão externa e ainda não passa por realização como lá fora, após a elevação de 2,30% de ontem (11

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2020, 11:06:00 Editado em 02.12.2020, 11:11:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A toada moderada do exterior, de certa forma, respinga no mercado acionário brasileiro, já que o Ibovespa tem leve alta esta manhã. No entanto, segue na contramão externa e ainda não passa por realização como lá fora, após a elevação de 2,30% de ontem (111.399,91 pontos). No geral, o noticiário é visto como favorável, a começar pela promessa do Reino Unido se de tornar o primeiro país a ter uma vacina clinicamente aprovada para utilização contra a covid-19. A expectativa é de que a imunização comece na semana que vem.

continua após publicidade

"A sinalização externa é de que o mercado externo terá uma folga, depois do recorde de ontem Nova York, o que pode atrapalhar um pouco aqui", estima Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença DTVM. No entanto, pondera, a percepção de recuperação firme da China e o fluxo "absurdo" de estrangeiros na B3 podem limitar eventual queda do Ibovespa. Ele lembra ainda que relatos de que o governo brasileiro desistiu do Renda Brasil e deve retomar o Bolsa Família em janeiro podem ser uma boa sinalização, no sentindo de que não haverá gastos extras.

A despeito do novo aumento expressivo nos preços do minério de ferro na China, as ações de empresas ligadas a commodities metálicas na B3 cedem, com destaque para Vale ON, que caía 2,03%, às 10h46. No entanto, ainda acumula ganhos de 2,18% em dezembro.

continua após publicidade

Hoje a companhia anunciou redução de sua estimativa de produção de minério de ferro para uma faixa de 300 a 305 milhões de toneladas em 2020. A projeção anterior era de um volume de 310 a 330 milhões de toneladas da commodity, mas com perspectiva de encerrar o ano no piso do guidance.

No mercado futuro chinês de minério de ferro, as cotações renovaram máxima histórica, ainda impulsionados pela robusta demanda de siderúrgicas locais. No porto de Qingdao, a commodity fechou em alta de 3,15%, a US$ 136,29 a tonelada.

A queda do petróleo no exterior também limita ganhos na B3. Bruno Takeo, gestor da Ouro Preto Investimentos, lembra do impasse entre os participantes da Opep+, cuja reunião foi transferida para a amanhã, para definir os cortes da produção global da matéria-prima.

continua após publicidade

No exterior, o mercado ainda avalia o impasse em relação ao acordo comercial do Brexit. A França e outros países "linha-dura" da União Europeia estão pressionando para que não seja fechado um acordo comercial pós-Brexit antes do fim do período de transição a menos que o Reino Unido faça concessões significativas nos próximos dias, informa The Times.

A despeito do resultado aquém do esperado na produção industrial de outubro em relação às medianas das estimativas na pesquisa do Projeções Broadcast (1,40% na margem e de 1,105 interanual), Takeo avalia os dados como positivos. "A tendência geral é positiva. Há dados mostrando que os estoques estão nas mínimas e a demanda subindo", diz. Em outubro, a produção da indústria subiu 1,10% ante setembro e teve alta de 0,3% no confronto com o décimo mês de 2019. De acordo com a indústria tem maior sequência de altas desde janeiro de 2010.

Às 10h49, o Ibovespa subia 0,10%, aos 111.511,01 pontos, mais perto da mínima intraday de 111.401,76 pontos, do que da máxima aos 111.924,56 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Realização externa é ignorada e Ibovespa testa alta de olho em fluxo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!