Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Queixas contra operadoras de telecom caem 22,7% com serviço que bloqueia chamada

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 22,7% em 2022 na comparação com 2021, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reunidos pela Conexis, o sindicato das empresas do setor.

Durante todo o ano de 2021 foram 2,228 milhões de reclamações registradas, enquanto em 2022 elas caíram para 1,721 milhões. Ou seja, uma redução de 506,9 mil queixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Boa parte das quedas nas reclamações está ligada à implementação plataforma "Não Me Perturbe", que permite o bloqueio de ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. A plataforma tem mais de 11 milhões de números cadastrados.

O presidente da Conexis, Marcos Ferrari, também atribuiu a quedas acentuada nas reclamações às ações do setor e das políticas de autorregulação adotadas pelas empresas.

O Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (Sart) completará três anos. O sistema é um conjunto de princípios, regras, estruturas organizacionais, instrumentos, mecanismos de deliberação e procedimentos de autodisciplina que visam a permitir uma regulação efetiva e eficiente do setor. Participam do Sart as maiores empresas do País: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Os resultados mostram que ele não só deu certo, como ampliar a autorregulação é positivo para o consumidor e importante para o desenvolvimento do setor", afirmou o presidente da Conexis, em nota.

Entre os serviços, a TV por assinatura teve a maior queda anual. O número de queixas caiu 26,3% em 2022 ante 2021. As reclamações relacionadas ao serviço de banda larga fixa caíram 21,6% e as relacionadas à telefonia móvel, 16,9%.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline