MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Queda no consumo famílias no 4º trimestre interrompe sequência de 9 trimestres de avanços

O recuo de 0,2% no consumo das famílias no quaro trimestre de 2023 ante o terceiro trimestre de 2023 foi o primeiro resultado negativo após uma sequência de nove trimestres consecutivos de avanços. O resultado, porém, foi considerado uma estabilidade, seg

Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2024, 12:49:00 Editado em 01.03.2024, 12:55:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O recuo de 0,2% no consumo das famílias no quaro trimestre de 2023 ante o terceiro trimestre de 2023 foi o primeiro resultado negativo após uma sequência de nove trimestres consecutivos de avanços. O resultado, porém, foi considerado uma estabilidade, segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

"Consideramos estabilidade", afirmou Palis. "O consumo das famílias cresceu na comparação interanual."

Segundo a coordenadora do IBGE, embora a massa de salários em circulação na economia venha crescendo, a renda pode ser direcionada para outras finalidades que não o consumo.

continua após publicidade

"A massa salarial pode ser usada para poupar, para quitar dívida. Então pode usar a massa para outras questões que não o consumo", lembrou Palis.

Enquanto o Consumo do governo renovou patamar recorde no quarto trimestre de 2023, o consumo das famílias ficou ligeiramente abaixo do pico alcançado no terceiro trimestre de 2023.

No ano de 2023 em relação a 2022, o consumo das famílias avançou 3,1%, de acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo IBGE. O avanço foi impulsionado pela melhora no mercado de trabalho, alta na massa salarial, programas de governo de transferências de renda e arrefecimento do patamar de inflação no País.

"Apesar do programa de governo para melhorar isso, a gente ainda tem um elevado grau de endividamento das famílias", ponderou Palis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Queda no consumo famílias no 4º trimestre interrompe sequência de 9 trimestres de avanços"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!