MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Queda de 1% no Consumo das Famílias sucede 13 trimestres de altas e reflete juros, mostra IBGE

A queda de 1% no Consumo das Famílias no quarto trimestre de 2024 ante o trimestre imediatamente anterior sucedeu 13 trimestres seguidos de altas no indicador. A informação consta das Contas Nacionais apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Esta

Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2025, 12:58:00 Editado em 07.03.2025, 13:05:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A queda de 1% no Consumo das Famílias no quarto trimestre de 2024 ante o trimestre imediatamente anterior sucedeu 13 trimestres seguidos de altas no indicador. A informação consta das Contas Nacionais apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

"O que chamou atenção realmente foi a queda no consumo das famílias", disse Rebeca Palis, coordenadora das Contas Nacionais do IBGE.

Segundo ela, esse recuo no consumo das famílias nos últimos três meses do ano foi afetado pela política monetária.

continua após publicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros, a Selic, que já está em 13,25% ao ano.

"Começou a subir em setembro, mas teve efeito no quatro trimestre", disse Palis, sobre o impacto da elevação a taxa básica de juros, a Selic, sobre o consumo das famílias. "E teve efeito também da aceleração da inflação, a inflação de alimentos. Prejudica o consumo das famílias, já que você vai ter que gastar mais para comprar a mesma coisa", disse ela.

A especialista fez a ressalva de que esse consumo das famílias vinha de uma base de comparação alta, o que também influenciou o desempenho do quarto trimestre de 2024.

"Mas a gente continuou com o mercado de trabalho melhorando, com melhora de empregos e remuneração, mas no quarto trimestre a gente já vê esse crescimento (do mercado de trabalho) um pouco menor", disse a pesquisadora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Queda de 1% no Consumo das Famílias sucede 13 trimestres de altas e reflete juros, mostra IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!