MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Queda das commodities e de NY impacta Ibovespa, a 124 mil pontos

"Cria expectativa positiva para os próximos resultados, por isso as ações dos demais bancos sobem", avalia Patrick Buss

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Queda das commodities e de NY impacta Ibovespa, a 124 mil pontos
Icone Camera Foto por Reprodução/pixabay
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 05.02.2025, 14:31:43 Editado em 05.02.2025, 14:31:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A desvalorização das commodities e dos índices futuros de ações em Nova York dificultam uma direção ao Ibovespa nesta quarta-feira, 5, na esteira dos resultados melhores do que o esperado da produção industrial brasileira. Além disso, o tema tarifas fica no foco dado que os Estados Unidos e a China ainda não conversaram sobre o assunto após o governo americano impor taxas a Pequim e este retaliar. Ontem, o Índice Bovespa fechou com queda de 0,65%, aos 125.147,42 pontos.

continua após publicidade

LEIA MAIS:Ginásio de escola do 'João Paulo' será reconstruído em Apucarana

Aqui, destaque ao avanço das ações de grandes bancos na esteira do balanço do Santander Brasil. A Unit da instituição sobe quase 5,00% e influencia os papéis do segmento. O banco teve lucro líquido recorrente de R$ 3,855 bilhões no quarto trimestre de 2024, alta de 74,9% no comparativo anual, enquanto na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a variação foi positiva em 5,2%. Após o fechamento dos mercados sairá o balanço do Itaú Unibanco.

continua após publicidade

"Cria expectativa positiva para os próximos resultados, por isso as ações dos demais bancos sobem", avalia Patrick Buss, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

Quanto à produção industrial brasileira, houve recuo de 0,3% em dezembro ante novembro, ficando perto do teto das estimativas na pesquisa feita pelo Projeções Broadcast, de queda de 0,1%. No ano, cresceu 3,1% em relação ao teto de 3,2%.

"O cenário de atividade forte é ruim. Se fosse num momento de normalidade da economia, seria bom. Mas como há problemas, as taxas de juros estão abrindo", pontua Gustavo Jesus, sócio da RGW Investimentos.

continua após publicidade

Lá fora, o quadro é de cautela após decepção com os resultados de balanços da Alphabet (Google) e AMD. Ao mesmo tempo fica no foco a Apple, em meio à notícia de que a China estuda investigar políticas e tarifas da loja de aplicativos da empresa, diante da guerra comercial entre EUA e China.

"O mundo está de olho no que o Trump fará, se as mudanças prometidas serão cumpridas e qual será o nível das mudanças", diz Jesus, da RGW Investimentos.

Na volta do feriado do ano-novo lunar, o principal índice acionário chinês, o minério fechou em baixa de 0,99%, em Dalian. Ainda assim, as ações passaram a subir por volta das 11 horas.

continua após publicidade

Nos Estados Unidos, a pesquisa ADP de criação de empregos no setor privado americano mostrou geração de 183 mil postos em janeiro, acima do previsto, de 150 mil. Já o déficit da balança comercial dos EUA cresceu 24,7% em dezembro de 2024 ante o mês anterior, a US$ 98,43 bilhões. O valor veio acima do previsto.

Além do debate das tarifas, investidores também focam em dados americanos após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) ter mantido os juros entre 4,25% e 4,50% ao ano no final de janeiro, sem se comprometer com os próximos passos. "Há certa cautela com o quadro de juros", diz Buss, da Manchester Investimentos.

Às 11h12, o Ibovespa cedia 0,17% aos 124.938,32 pontos, perto da mínima de 124.809,74 pontos (-0,27%). Na máxima subiu 0,32% (125.545,25 pontos), vindo de abertura em 125.146,15 pontos. Vale tinha alta de 0,26% e Petrobras recuava em torno de 0,50%. O petróleo cedia acima de 1,00%. No caso de bancos, Banco do Brasil On passava a cair 0,11% e Bradesco zerada a alta. Itaú Unibanco PN subia 0,92%.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Queda das commodities e de NY impacta Ibovespa, a 124 mil pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!