MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PT pede revisão de metas de inflação, queda da Selic e convocação de Campos Neto

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quinta-feira, 16, a resolução do Diretório Nacional carregada de críticas à política monetária do País. No documento, espécie de orientação para a postura dos filiados, defende a revisão das metas de inflaçã

Eduardo Gayer (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Gayer (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2023, 11:49:00 Editado em 16.02.2023, 11:56:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quinta-feira, 16, a resolução do Diretório Nacional carregada de críticas à política monetária do País. No documento, espécie de orientação para a postura dos filiados, defende a revisão das metas de inflação, corte da taxa básica de juros do País e a "convocação" do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo Congresso Nacional.

continua após publicidade

Com a autonomia do BC, contudo, o presidente da autarquia perdeu o status de ministro e, assim, não pode ser convocado por parlamentares, mas apenas convidado.

A reportagem questionou na manhã desta quinta uma fonte do PT sobre o uso do termo, e houve o reconhecimento de que "convocar" tem sentido mais político do que prático - até porque a resolução, por si só, é apenas uma orientação para a bancada e não tem valor legal.

continua após publicidade

Para o Diretório Nacional do PT, é possível cortar os juros porque a inflação do Brasil não seria de demanda. "Economistas renomados questionam duramente essa política de juros altos e, mais ainda: criticam a maneira leviana e inverídica de justificar essa política de juros altos ao brandir com o temor da inflação, que sabidamente não é uma inflação de demanda, mas sim tem a ver com as consequências da pandemia e a guerra na Ucrânia", diz o texto.

"O programa de governo apresentado pelo Presidente Lula, aprovado nas urnas e constantemente reiterado pelo próprio presidente, prevê uma política econômica que permita o crescimento econômico, por isso é essencial a queda nas taxas de juros praticadas pelo Banco Central bem como a revisão das metas de inflação", segue o PT.

O documento não faz, contudo, qualquer menção nominal ao presidente do BC. Como antecipou na quarta-feira a reportagem, o PT notou um salto nas buscas sobre "quem é Campos Neto" nos serviços de buscas na internet, e agora quer "despersonificar" as críticas e focar na política de juros.

Além disso, o partido vai tomar a frente da artilharia para evitar o desgaste do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que até então vocalizava os ataques.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PT pede revisão de metas de inflação, queda da Selic e convocação de Campos Neto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!