MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Proposta de republicano para limitar programas do Fed trava pacote fiscal nos EUA

Após avanços nas negociações por uma nova rodada de estímulos fiscais nos Estados Unidos, as discussões chegaram a um novo impasse, depois que o senador republicano Pat Toomey incluiu uma provisão que bloqueia mais de US$ 400 bilhões ao dispor do Federal

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2020, 17:39:00 Editado em 18.12.2020, 17:44:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após avanços nas negociações por uma nova rodada de estímulos fiscais nos Estados Unidos, as discussões chegaram a um novo impasse, depois que o senador republicano Pat Toomey incluiu uma provisão que bloqueia mais de US$ 400 bilhões ao dispor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para os programas emergenciais em resposta à crise provocada pelo coronavírus.

continua após publicidade

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, já anunciou o encerramento dos programas no final de dezembro, mas a linguagem de Toomey vai além, ao impedir o Fed de reiniciar os empréstimos no ano que vem.

Para os democratas, a cláusula limita a capacidade de atuação da gestão do futuro presidente, Joe Biden.

continua após publicidade

"Enquanto navegamos por uma crise econômica sem precedentes, é do interesse do povo americano manter a capacidade do Fed de responder com rapidez e força", disse o consultor econômico de Biden, Brian Deese. "Minar essa autoridade pode significar menos empréstimos para as empresas , maior desemprego e maior sofrimento econômico em todo o país", acrescentou.

Os programas do Fed em questão concederam empréstimos a pequenas e médias empresas e compraram títulos do governo estadual e local, tornando mais fácil para esses governos tomarem empréstimos, em um momento em que suas finanças estão sob pressão.

O Fed precisaria do apoio da gestão de Biden para reiniciar os programas. Indicada ao cargo de secretária do Tesouro, a ex-presidente do Fed Janet Yellen provavelmente acatará o pedido da autoridade monetária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Proposta de republicano para limitar programas do Fed trava pacote fiscal nos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!