MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Projeção IPCA 2024 no cenário referência (juro Focus e câmbio PPC) é de 3,5%, diz ata do Copom

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada nesta terça-feira, 26, indicou que a projeção para o IPCA de 2024, no horizonte do BC para o cumprimento da meta de inflação, está em 3,5% no cenário de refe

Thaís Barcellos e Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos e Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 26.03.2024, 08:18:00 Editado em 26.03.2024, 08:23:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada nesta terça-feira, 26, indicou que a projeção para o IPCA de 2024, no horizonte do BC para o cumprimento da meta de inflação, está em 3,5% no cenário de referência. A estimativa, que já havia sido informada no comunicado da semana passada, é igual à estimativa das duas reuniões anteriores (dezembro e janeiro) e segue acima do centro da meta de 3,0%.

continua após publicidade

Para 2025, que já tem maior peso nas decisões de política monetária, a projeção é de 3,2% - um pouco acima do alvo central de 3,0% para o ano -, também igual à expectativa divulgada nos encontros de dezembro e janeiro.

Todas as projeções já constavam no comunicado da semana passada, quando o Copom continuou o ciclo de corte da Selic (a taxa básica de juros) com a sexta queda de 0,50 ponto porcentual, de 11,25% para 10,75% ao ano.

continua após publicidade

Em relação aos preços administrados, a ata repetiu as projeções já informadas no comunicado: 4,4% para 2024 e 3,9% para 2025. Em janeiro, as projeções eram de 4,2% e 3,8%, respectivamente.

O cenário de referência pressupõe a taxa de juros variando de acordo com a pesquisa Focus e o câmbio partindo de R$ 4,95 (arredondado no documento, conforme explicação do Copom) e evoluindo conforme a Paridade do Poder de Compra (PPC). Além disso, a premissa é de que o barril de petróleo segue aproximadamente a curva futura de mercado pelos próximos seis meses e sobe a 2% ao ano na sequência. O BC ainda considera a hipótese de bandeira tarifária "verde" na conta de luz para o fim de 2024 e de 2025.

Próxima reunião

continua após publicidade

No comunicado e na ata, o Copom indicou que deve manter o mesmo ritmo de corte de juros na próxima reunião, em maio. Até o Copom de janeiro, o BC sinalizava que pretendia seguir a mesma estratégia por dois encontros seguidos.

"Em função da elevação da incerteza e da consequente necessidade de maior flexibilidade na condução da política monetária, os membros do Comitê, unanimemente, optaram por comunicar que anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião", disse o colegiado, acrescentando que o cenário-base não mudou "substancialmente".

Segundo a autoridade monetária, essa é a "condução apropriada para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário".

continua após publicidade

O colegiado mais uma vez não determinou a duração do ciclo de afrouxamento dos juros básicos e repetiu que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução de alguns elementos. São eles: "a evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos".

O Copom repetiu que a conjuntura atual é caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, expectativas de inflação com reancoragem apenas parcial e um cenário global desafiador. Por isso, o colegiado pregou novamente serenidade e moderação na condução da política monetária.

"O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas", reiterou o documento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Projeção IPCA 2024 no cenário referência (juro Focus e câmbio PPC) é de 3,5%, diz ata do Copom"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!