MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Programas emergenciais impulsionaram crédito às empresas não financeiras, diz BC

O Relatório de Estabilidade Financeira (REF) divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central destaca que os programas emergenciais lançados pelo governo durante a pandemia de covid-19 impulsionaram o aumento do crédito às empresas não financeiras no País.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.04.2021, 12:50:00 Editado em 27.04.2021, 12:56:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Relatório de Estabilidade Financeira (REF) divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central destaca que os programas emergenciais lançados pelo governo durante a pandemia de covid-19 impulsionaram o aumento do crédito às empresas não financeiras no País. O documento aponta que, dos 11,9% de crescimento do crédito bancário a empresas no segundo semestre de 2020, cerca de 80% deveram-se aos programas governamentais de incentivo ao crédito.

continua após publicidade

"O crédito com incentivos foi essencialmente para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Assim, esse crescimento de dois dígitos não deve se repetir no primeiro semestre de 2021", acrescenta o BC.

O relatório mostra que o estoque de crédito a grandes empresas ficou estável no segundo semestre de 2020 e lembra que o crescimento anual decorre do volume significativo concedido a um grupo restrito de empresas no início da pandemia, que não se repetiu. "O financiamento das empresas via mercado de capitais desacelerou, com emissões de debêntures concentradas em poucas corporações", completa.

continua após publicidade

A autoridade monetária repete ainda que a situação das empresas melhorou de forma desigual. O documento destaca que as companhias de capital aberto recuperaram rentabilidade e capacidade de pagamento no segundo semestre de 2020.

"Para o conjunto de todas as empresas, o fluxo de recebimentos também melhorou, mas as restrições sanitárias ainda impactam negativamente setores como "Mídia e Lazer" e "Transportes". A percepção dessa melhora requer cautela, dada a incerteza quanto ao prolongamento e aos desdobramentos da pandemia", reconhece o BC.

Em relação ao crédito para as famílias, o relatório destaca que os financiamentos para pessoas físicas voltaram a crescer no ritmo anterior à pandemia. De acordo com o relatório, as taxas de juros baixas e novos indexadores impulsionaram o crédito imobiliário.

"O aumento ocorreu especialmente com recursos de poupança. Não houve alteração significativa nos padrões de contratação por faixa de loan-to-value (LTV) ou por faixa de prazo da operação", completa o BC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Programas emergenciais impulsionaram crédito às empresas não financeiras, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!