MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção industrial opera acima do nível pré-pandemia em apenas 5 dos 15 locais, mostra IBGE

A produção industrial operava em abril de 2023 em nível superior ao de fevereiro de 2020, no pré-pandemia de covid-19, em apenas cinco dos 15 locais pesquisados, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados pelo In

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 13.06.2023, 12:51:00 Editado em 13.06.2023, 12:55:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A produção industrial operava em abril de 2023 em nível superior ao de fevereiro de 2020, no pré-pandemia de covid-19, em apenas cinco dos 15 locais pesquisados, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

Em São Paulo, maior parque industrial do País, a produção estava 3,2% abaixo do pré-pandemia. Os parques industriais que superaram o pré-covid foram Mato Grosso (12,9% acima do pré-pandemia), Minas Gerais (8,0%), Rio de Janeiro (3,8%), Amazonas (1,6%) e Santa Catarina (0,2%).

Na média nacional, a indústria brasileira operava em patamar 2,0% abaixo do pré-crise sanitária.

continua após publicidade

Os dez locais com nível de produção aquém do pré-covid foram Goiás (-2,0%), Paraná (-3,2%), Rio Grande do Sul (-1,9%), São Paulo (-3,2%), Espírito Santo (-13,8%), Ceará (-15,6%), Pernambuco (-5,6%), Nordeste (-15,4%), Pará (-14,7%) e Bahia (-19,1%).

A produção encolheu em 10 dos 15 locais pesquisados em abril ante março, na série com ajuste sazonal. Na média global, a indústria recuou 0,6%.

"Esse espalhamento regional da retração da indústria é reflexo de uma atmosfera ainda de incertezas no setor", justificou Bernardo Almeida, analista da pesquisa do IBGE, em nota oficial. "A conjuntura que o país atravessa, uma inflação ainda elevada, um desemprego ainda em um patamar considerado alto, com contratações ainda aquém do necessário impacta diretamente o poder de compra das famílias, e por consequência, a cadeia produtiva da indústria", acrescentou.

Em São Paulo, a produção teve retração de 0,2%, puxada pelas atividades de veículos, de máquinas e equipamentos e de produtos químicos. A indústria paulista se mantém 24,9% abaixo do patamar mais alto da série, alcançado em março de 2011.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção industrial opera acima do nível pré-pandemia em apenas 5 dos 15 locais, mostra IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!