MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção industrial fica estável em junho ante maio, afirma IBGE

A produção industrial ficou estável em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio menor que a mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo P

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2021, 10:00:00 Editado em 03.08.2021, 10:09:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A produção industrial ficou estável em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio menor que a mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que era positiva em 0,15%. As previsões iam de queda de 2,60% a alta de 1,20%.

continua após publicidade

Em relação a maio de 2020, a produção subiu 12,00%. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de uma alta de 6,84% a 16,10%, com mediana positiva de 12,50%. A indústria acumula alta de 12,9% no ano de 2021. Em 12 meses, a produção acumula alta de 6,6%.

A produção da indústria de bens de capital cresceu 1,4% em junho ante maio. Na comparação com junho de 2020, o indicador avançou 54,8%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) do IBGE. No acumulado em 12 meses, houve elevação de 20,4% na produção de bens de capital.

continua após publicidade

Segundo André Macedo, pesquisador do IBGE, foi a terceira alta seguida, na comparação de um mês ante o imediatamente anterior. No acumulado desses três meses até junho, a alta chega a 5,9%, ainda insuficiente para recuperar as perdas registradas em fevereiro e março, quando a produção de bens de capital apresentou queda de 9,5%.

As demais categorias ficaram no negativo na passagem de maio para junho. Em relação aos bens de consumo, a produção registrou queda de 0,9% na passagem de maio para junho. Na comparação com junho de 2020, houve elevação de 6,0%. No acumulado em 12 meses, a produção de bens de consumo cresceu 3,2%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção recuou 0,6% em junho ante maio. Em relação a junho de 2020, houve alta de 31,0%. Em 12 meses, a produção subiu 11,4%.

continua após publicidade

Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve queda de 1,3% na produção em junho ante maio. Na comparação com junho do ano anterior, a produção subiu 1,6%. A taxa em 12 meses ficou positiva em 1,2%.

Para os bens intermediários, o IBGE informou que a produção caiu 0,6% em junho ante maio. Em relação a junho do ano passado, houve uma alta de 10,8%. No acumulado em 12 meses, os bens intermediários tiveram alta de 7,2%.

Assim como na passagem de maio para junho, o índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou variação nula em junho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção industrial fica estável em junho ante maio, afirma IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!