MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção industrial cresce em 16 das 26 atividades em fevereiro ante janeiro

O avanço de 0,7% na produção industrial em fevereiro ante janeiro foi resultado de uma expansão em 16 dos 26 ramos pesquisados, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).As princi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.04.2022, 11:18:00 Editado em 01.04.2022, 11:24:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O avanço de 0,7% na produção industrial em fevereiro ante janeiro foi resultado de uma expansão em 16 dos 26 ramos pesquisados, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

As principais influências positivas partiram das indústrias extrativas (5,3%, após recuo de 5,1% em janeiro, decorrente dos temporais que atingiram Minas Gerais) e dos produtos alimentícios (2,4%).

Outras contribuições positivas relevantes foram as de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (12,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,2%), metalurgia (3,3%), bebidas (4,1%), outros equipamentos de transporte (15,1%) e produtos de borracha e de material plástico (2,9%).

continua após publicidade

Na direção oposta, entre as dez atividades com redução na produção, os destaques foram as perdas de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,8%) e celulose, papel e produtos de papel (-3,4%).

Comparação interanual

Ainda de acordo com o IBGE, a redução de 4,3% na produção industrial em fevereiro de 2022 ante fevereiro de 2021 foi decorrente de perdas em 18 dos 26 ramos industriais investigados na Pesquisa Industrial Mensal. "Foi o sétimo mês seguido de quedas na produção", observou André Macedo, gerente da pesquisa do instituto. "Lembrando que este mês de fevereiro teve um dia útil a mais que fevereiro do ano passado", completou.

continua após publicidade

Entre as atividades, as principais influências negativas foram de veículos automotores, reboques e carrocerias (-10,7%), produtos de metal (-16,1%), produtos de borracha e de material plástico (-14,1%) e outros produtos químicos (-7,7%).

Outras perdas relevantes ocorreram em máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-15,8%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-19,7%), produtos têxteis (-19,7%), de móveis (-28,3%), couro, artigos para viagem e calçados (-19,2%), metalurgia (-4,2%), máquinas e equipamentos (-4,3%), celulose, papel e produtos de papel (-5,8%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-9,8%).

Na direção oposta, entre as oito atividades com crescimento, os destaques foram coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (6,9%), produtos alimentícios (3,4%) e outros equipamentos de transporte (41,7%).

continua após publicidade

Difusão

O índice de difusão, que mostra a proporção de produtos com avanço na produção em relação ao mesmo mês do ano anterior, passou de 31,6% em janeiro para 35,4% em fevereiro.

"É o sexto mês seguido com um número maior de produtos com queda na produção", apontou André Macedo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção industrial cresce em 16 das 26 atividades em fevereiro ante janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!