MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção de veículos cai 21,3% em setembro ante setembro de 2020, diz Anfavea

Ainda comprometida pela falta de peças que paralisa linhas de montagem, a produção de veículos recuou 21,3% em setembro frente ao mesmo mês do ano passado. No total, 173,3 mil unidades foram montadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.10.2021, 10:15:00 Editado em 06.10.2021, 10:21:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ainda comprometida pela falta de peças que paralisa linhas de montagem, a produção de veículos recuou 21,3% em setembro frente ao mesmo mês do ano passado. No total, 173,3 mil unidades foram montadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, um resultado 5,6% superior ao número de agosto. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 6, pela Anfavea, entidade que representa as montadoras.

continua após publicidade

No acumulado do ano, a produção ainda mostra resultado positivo, com crescimento de 24% em relação aos nove primeiros meses de 2020.

De janeiro a setembro, a indústria automotiva produziu 1,649 milhão de veículos. Como, na chegada da pandemia, a indústria parou completamente em abril do ano passado, a base de comparação é fraca.

continua após publicidade

Agora, as fábricas de automóveis param porque estão sem peças, principalmente componentes eletrônicos.

Vendas

Como consequência, faltam carros nas revendas, de modo que as vendas, embora exista demanda, caíram 25,3% em setembro ante o mesmo período de 2020.

continua após publicidade

Os 155,07 mil veículos vendidos no mês passado, na soma de todas as categorias, ficaram 10,2% abaixo do total registrado em agosto.

Desde o início do ano, o total vendido chega a 1,577 milhão de veículos, 14,8% a mais do que nos nove primeiros meses de 2020.

É importante ressaltar que as restrições da pandemia, incluindo o fechamento de concessionárias em grandes mercados consumidores entre abril e maio, derrubaram as vendas de carros no ano passado.

continua após publicidade

Exportações

Do lado das exportações, que têm a Argentina como principal destino, o balanço foi negativo em setembro, com queda de 22,5% contra o mesmo mês de 2020 e de 19,7% na variação mensal.

continua após publicidade

As montadoras embarcaram 23,64 mil veículos em setembro, levando o total exportado desde janeiro para 276,98 mil unidades: crescimento de 33,8%.

Emprego

O levantamento da Anfavea mostra ainda que a indústria de veículos fechou 54 mil vagas em setembro, empregando no fim do mês 102,96 mil pessoas.

Tratores e máquinas de construção

A exemplo do que acontece desde o balanço relativo a janeiro, a Anfavea segue sem divulgar os resultados dos fabricantes de tratores e máquinas de construção, também sócios da entidade. Em razão do desligamento da John Deere da associação, a entidade vem revisando toda a série estatística do setor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção de veículos cai 21,3% em setembro ante setembro de 2020, diz Anfavea"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!