MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção de campos maduros sobe 45% em um ano, mostra 9º Anuário do Petróleo da Firjan

A recuperação de campos maduros e áreas marginais na bacia de Campos aumentou a produção da região em 45% entre 2022 e 2023, atingindo 700 mil barris por dia (bpd) no ano passado, contra 480 mil bpd um ano antes, informa a 9ª edição do Anuário do Petróleo

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 12.08.2024, 14:21:00 Editado em 12.08.2024, 14:26:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A recuperação de campos maduros e áreas marginais na bacia de Campos aumentou a produção da região em 45% entre 2022 e 2023, atingindo 700 mil barris por dia (bpd) no ano passado, contra 480 mil bpd um ano antes, informa a 9ª edição do Anuário do Petróleo no Rio, levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que será lançado na terça-feira, 13.

continua após publicidade

"A aplicação de soluções para a melhoria do fator de recuperação e produtividade desses campos maduros e marginais fez com que, em um período de um ano e meio, a produção da bacia de Campos aumentasse na ordem de 220 mil barris/dia, equivalente a uma plataforma grande de petróleo a ser instalada no pré-sal na bacia de Santos", destaca a gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso.

Já a produção total de petróleo do País segue em crescimento, embora tenha diminuído o ritmo em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2024, a produção nacional do energético se manteve praticamente estável em relação à média anual de 2023.

continua após publicidade

"Esse cenário de estabilidade é resultado de paradas programadas em campos do pré-sal, variações naturais dos níveis de produção e ações direcionadas para a revitalização de campos maduros, que chegaram a acumular queda de 330 mil barris/dia entre janeiro e abril", segundo o Anuário.

Mesmo sendo o Estado onde estão os principais campos afetados no primeiro semestre, o Rio de Janeiro se manteve na liderança da produção no País, revela o estudo, alcançando patamares médios próximos aos 3 milhões de bpd, o que representa 86% dos volumes produzidos no País.

"Com o contínuo amadurecimento das bacias petrolíferas em águas fluminenses, manter o patamar produtivo e expandir ainda mais o potencial do País e do Estado é certamente um desafio para os próximos anos", afirma o vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

continua após publicidade

Ele destaca que apesar do cenário de descarbonização da economia o papel do petróleo no futuro significa desenvolvimento econômico dos países e mais adição de energia. "O produto continuará tendo o seu papel, a questão é como congregar isso com a descarbonização, com soluções de captura e armazenamento de carbono", ressalta.

Ainda segundo o estudo, os números atualizados referentes às reservas provadas cresceram em 2023 em relação ao ano anterior. O Rio, por exemplo, expandiu seus volumes em 9%, alcançando 13,6 bilhões de barris. Já os volumes nacionais cresceram 7%, alcançando 15,9 bilhões de barris. A representatividade estadual de reservas provadas manteve o patamar produtivo, cerca de 86% do total nacional.

Quanto à localização da produção nacional, os campos marítimos continuam em destaque, concentrando em torno de 95% dos volumes produzidos em 2024. A região do pré-sal responde por mais de 75% dos volumes, enquanto o pós-sal atinge pouco mais de 20%, porcentual ainda bastante relevante ao considerarmos se tratar de uma região madura, com histórico produtivo de mais de 40 anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção de campos maduros sobe 45% em um ano, mostra 9º Anuário do Petróleo da Firjan"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!