MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção de aço se recupera e cresce 3,5% em julho ante julho de 2019

A produção brasileira de aço bruto chegou a 2,6 milhões de toneladas em julho deste ano, um aumento de 3,5% em relação ao registrado no mesmo período de 2019. As vendas internas cresceram 8,3% frente a julho de 2019 e atingiram 1,7 milhão de toneladas. O

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2020, 14:59:00 Editado em 17.08.2020, 15:02:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A produção brasileira de aço bruto chegou a 2,6 milhões de toneladas em julho deste ano, um aumento de 3,5% em relação ao registrado no mesmo período de 2019. As vendas internas cresceram 8,3% frente a julho de 2019 e atingiram 1,7 milhão de toneladas. O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 1,8 milhão de toneladas, crescendo 4,4% comparado ao mesmo período de 2019. O Instituto Aço Brasil (IABr) diz que os dados confirmam a trajetória de recuperação do mercado interno e, em consequência, a melhora da indústria brasileira do aço.

continua após publicidade

Apesar do crescimento, o setor encerrou julho ocupando 60,5% de sua capacidade instalada, sendo que o nível considerado ideal está entre 80% e 85%.

As exportações, que, segundo o IABr, poderiam ajudar a reduzir a elevada ociosidade no setor, caíram 18,6% em relação ao mês de junho, devido às condições adversas do mercado internacional, que tem hoje, um excesso de capacidade acima dos 400 milhões de toneladas, de acordo com o IABr.

continua após publicidade

"O incremento das exportações tão necessárias à indústria do aço e a indústria de transformação como um todo, que também tem hoje elevada ociosidade, passa pela melhoria da competitividade, passa pela recomposição imediata e emergencial do Reintegra", diz o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes.

O Reintegra foi criado para compensar exportadores sobre os impostos que incidem na cadeia produtiva e teve alíquota reduzida para 0,1% durante o governo Michel Temer após a greve dos caminhoneiros em 2018.

Lopes defende que alíquota seja elevada para 3%, o que permitiria o ressarcimento parcial dos resíduos tributários até que a reforma tributária, em discussão no Congresso, seja aprovada e a cumulatividade dos impostos, presente no sistema atual, seja eliminada.

continua após publicidade

As exportações de julho foram de 875 mil toneladas, ou US$ 392 milhões, o que resultou em uma queda de 12,4% e 32,6%, respectivamente, na comparação com o ocorrido no mesmo mês de 2019. Já as importações de julho de 2020 foram de 146 mil toneladas (US$ 168 milhões), o que representou uma redução de 27,7%. Em valor, a queda chegou a 23,7% com o registrado em julho de 2019.

Confiança

O Instituto Aço Brasil também divulgou o Índice de Confiança da Indústria do Aço do mês de agosto. O ICIA aumentou 8,0 pontos em agosto, frente ao mês anterior, chegando a 70,8 pontos. Lopes afirma que o aumento da confiança dos CEOs do setor pelo segundo mês seguido aponta a melhora da percepção sobre a situação atual.

Com esse resultado, o ICIA ultrapassou o patamar pré-pandemia da covid-19 (70,2 pontos em fevereiro) e atingiu o segundo maior patamar da série histórica, iniciada em abril de 2019.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção de aço se recupera e cresce 3,5% em julho ante julho de 2019"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!