MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Presidente do BCE prega medição de pressões e incertezas recentes para calibrar estratégias

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, comentou nesta sexta-feira, 31, que os dirigentes terão que medir pressões e incertezas recentes - como a turbulência bancária - para "calibrar" estratégias de redução dos preços. "Não tenho

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 31.03.2023, 14:51:00 Editado em 31.03.2023, 14:56:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, comentou nesta sexta-feira, 31, que os dirigentes terão que medir pressões e incertezas recentes - como a turbulência bancária - para "calibrar" estratégias de redução dos preços. "Não tenho uma resposta única. Seremos dependentes de dados para tomar próximas decisões monetárias, mas estamos comprometidos com redução da inflação e faremos o que for necessário para fazê-la voltar à meta", afirmou Lagarde, acrescentando que o BCE está monitorando pressões no setor financeiro.

continua após publicidade

Em evento no Osservatorio Permanente Giovani, Lagarde ressaltou o objetivo do BCE de alcançar a estabilidade de preços em 2% no longo prazo, faixa que seria necessária para garantir o funcionamento e a "prosperidade" da atividade econômica.

Na visão da dirigente, a inflação de bens de consumo na zona do euro continua "muito elevada", apesar da desaceleração nos preços de energia. Neste cenário, o BCE ainda teria "chão a percorrer" para controlar e estabilizar o índice, afirmou ela, indicando que o trabalho da política monetária não teria terminado.

continua após publicidade

Lagarde também observou que as expectativas de inflação permanecem ancoradas. Contudo, alertou que, caso elas se desancorem, seria difícil recuperar o equilíbrio novamente. "Vamos usar todas as ferramentas para estabilizar a inflação no médio prazo, de acordo com a meta", disse ela.

'Estabilidade de preços e financeira andam juntas'

A presidente do Banco Central Europeu reforçou que "estabilidade de preços e financeira andam juntas" e não podem ser substituídas uma pela outra. Ela garantiu que o BCE possui ferramentas para lidar com ambas, atendendo as necessidades específicas de cada área.

continua após publicidade

No caso da estabilidade de preços, a dirigente ressaltou a existência de outras ferramentas além da política monetária, caso seus efeitos sobre a economia não aconteçam de forma suave. "Embora as taxas de juros sejam nossa ferramenta principal, temos outras disponíveis", pontuou, acrescentando que a transmissão de decisões monetárias para a economia com o objetivo de reduzir preços não será prejudicada.

Já para garantir a estabilidade financeira, Lagarde destacou que o banco central possui liquidez de títulos suficiente para socorrer sistema bancário, caso necessário. A dirigente também reforçou a robustez dos bancos europeus durante o evento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Presidente do BCE prega medição de pressões e incertezas recentes para calibrar estratégias"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!