MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Presidente do BC e senadora debatem projetos de regulação de criptomoedas

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reuniu-se com a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) na manhã desta quarta-feira, 9, para tratar dos projetos de regulação do mercado de criptomoedas no País, conforme a assessoria de imprensa da senadora.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.03.2022, 17:23:00 Editado em 09.03.2022, 17:29:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reuniu-se com a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) na manhã desta quarta-feira, 9, para tratar dos projetos de regulação do mercado de criptomoedas no País, conforme a assessoria de imprensa da senadora.

continua após publicidade

Soraya Thronicke é autora de um dos projetos sobre o tema que foi aprovado, na forma do substitutivo do relator senador Irajá (PSD-TO), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, no fim de fevereiro, e havia recebido orientações do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O texto de Irajá, que também abarcava as propostas do senador Flávio Arns (Rede-PR) e Styvenson Valentim (Podemos-RN), tramitava em caráter terminativo e deveria ir direto para a Câmara, mas os senadores apresentaram um recurso para apreciação em plenário. Agora, a iniciativa poderá receber emendas do dia 10 ao dia 16 deste mês.

continua após publicidade

Além disso, o projeto do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), aprovado na Câmara, deve ser apensado às iniciativas dos senadores, para análise no plenário, conforme requerimento apresentado por Irajá.

A assessoria da senadora Soraya afirmou que a reunião com o presidente do BC teve a intenção de aprofundar a análise dos projetos existentes e avaliar o que pode ser feito, como a apresentação de emendas. "A senadora Soraya discorreu sobre questões meritórias das proposições e ouviu o presidente Roberto Campos para gerar um texto de consenso que acomode tanto as disposições aprovadas na Câmara dos Deputados e as disposições aprovadas no Senado Federal."

Segundo especialistas, o substitutivo aprovado na CAE e o projeto que passou na Câmara já são bem parecidos ao estabelecer o que são ativos virtuais e prestadores de serviços de ativos virtuais, além de princípios de livre iniciativa e concorrência, segurança de informação e proteção de dados pessoais para a negociação de ativos virtuais.

continua após publicidade

Além disso, tipificam como crime o ato de organizar, gerir, ofertar carteiras ou intermediar operações envolvendo ativos virtuais, com o fim de obter vantagem ilícita, com pena de quatro a oito anos de prisão e multa. Os textos ainda afirmam que o Poder Executivo vai apontar um órgão ou entidade da Administração Pública Federal como regulador, e a tendência é de que seja o BC.

O substitutivo do senador Irajá estabelece, contudo, que os recursos aportados pelos clientes devem ser mantidos separados do patrimônio dos prestadores de serviços de ativos virtuais, algo defendido por advogados e participantes do mercado, mas sem previsão no projeto aprovado na Câmara.

Os senadores ainda incluíram na proposta a desoneração, com redução a zero na tributação, das alíquotas do PIS, da Cofins e do IPI na compra de máquinas e ferramentas para o processamento e mineração das criptomoedas. Para isso, as empresas terão que usar fontes renováveis de energia elétrica na manutenção dos equipamentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do BC e senadora debatem projetos de regulação de criptomoedas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!